TRE-BA define novas datas de retorno gradativo ao serviço presencial

0
GrupoSCosta-350x250px

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, determinou novas datas para o início do retorno ao serviço presencial na secretaria do Tribunal e nos cartórios eleitorais da capital e do interior, conforme Portaria Nº 277 de 4 de agosto de 2020. De acordo com o normativo, as novas datas estão previstas para 8 de setembro (1ª etapa), 5 de outubro (2ª etapa) e 3 de novembro (3ª etapa);

Na primeira fase, a retomada ao serviço ocorrerá com o quantitativo mínimo necessário para o funcionamento de cada unidade do Regional baiano e os servidores cumprirão jornada de 6 horas, preferencialmente, em turno matutino. A segunda etapa do retorno abrangerá a todos os servidores que não se enquadrem no grupo de risco do Coronavírus. Já na terceira e última fase do retorno às atividades, o Tribunal deverá voltar a funcionar com todo seu efetivo de trabalho de forma presencial, após análise do presidente, no qual ouvirá previamente as unidades competentes da Corte.

BahiaFArmShow-350x250px

Em todas as etapas, deverão ser obedecidas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), observadas as boas práticas de higiene necessárias à redução dos riscos de contaminação.
No último sábado (1º/8), o TRE-BA realizou serviços de sanitização e desinfecção das áreas internas e externas do Edifício-Sede, Prédio Anexo, Centro de Apoio Técnico (CAT) e cartórios eleitorais e estão previstas mais sessões até o mês de dezembro. A próxima ocorrerá no dia 5 de setembro, três dias antes da primeira etapa do retorno presencial. O trabalho também ocorrerá nas zonas eleitorais que apresentarem casos positivos de Covid-19.

Ações preventivas

Além do uso obrigatório de máscaras, na primeira etapa, a partir de 8 de setembro, os servidores contarão com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de álcool em gel para os próximos três meses. Ao todo, foram instalados 71 dispensadores, com o produto, nas dependências do Tribunal. Também serão distribuídos tapetes sanitizantes para as entradas de acesso ao prédio-sede do TRE-BA e às zonas eleitorais do Interior. A Justiça Eleitoral da Bahia tem disponibilidade para abastecimento de todas as unidades por 3 (três) meses e já está providenciando nova aquisição para ampliar o estoque.

Atendimento ao público

O atendimento ao público deverá ser realizado prioritariamente de forma remota. Em caso de ser imprescindível o atendimento de forma presencial, o servidor deverá manter o distanciamento social de um metro e atentar para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Não deverão ser atendidas pessoas que apresentem sintomas de infecção respiratória evidentes.

Havendo qualquer caso suspeito ou confirmado de Covid-19, a situação deverá ser imediatamente comunicada ao Serviço de Saúde, conforme formulário disponibilizado por e-mail pela Secretaria de Gestão de Pessoas e disponível na intranet. O Serviço de Saúde do TRE-BA possui um Protocolo Clínico de Manejo da Covid-19 e está preparado para orientar as pessoas com suspeita ou confirmação da doença, além dos servidores que com elas tiveram contato próximo nas dependências do Tribunal.