Ufba diz estar sem verba para manter atividades normalmente em setembro

0
GrupoSCosta-350x250px

ufba-final1

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou que sem o desbloqueio de verbas por parte do Ministério da Educação, não conseguirá manter as atividades normalmente no próximo mês. Após o contingenciamento de 30% do orçamento, a federal baiana declarou ter reduzido contratos de vigilância, limpeza, portaria, manutenção, suspendeu passagens aéreas e transporte terrestre e reduziu viagens para estudo de campo das graduações.

Ao jornal Estado de S.Paulo, as universidades federais afirmam que todo o recurso previsto para ser liberado até o fim do ano não é suficiente nem para pagar integralmente as contas e contratos que vencem em setembro. Algumas instituições alertam que, sem a liberação de mais dinheiro, terão de suspender aulas ou atividades por não conseguir pagar, por exemplo, serviços de vigilância, limpeza e energia.

O orçamento previsto inicialmente para o custeio das universidades para de 2019 era de R$ 6,25 bilhões. Quando contingenciou 30% do montante, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, falou que a redução não afetaria as atividades, se os reitores fizessem economia e melhor gestão dos recursos. *BN