Alerta: Nível do Rio São Francisco ultrapassa 8 metros em Bom Jesus da Lapa e nível da represa Três Marias segue subindo

0
GrupoSCosta-350x250px

 

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Rio São Francisco  chegou no início da tarde desta segunda-feira, 10 de janeiro, medindo cerca de 8,10 metros, subindo 32 cm  durante os últimos dois dias. Com isso, começando a causar  impactos na vida das famílias ribeirinhas.

BahiaFArmShow-350x250px

Quem já começou a sentir em maior intensidade do efeito provocado pelo volume de água que chega à Bom Jesus da Lapa foram os moradores das Ilhas do Banco do Jogo, Carrapato e Ilha da Prata, que ficam num nível mais baixo em relação ao rio.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Já na sede, o único local atingido, até o momento,  foi a Barrinha, onde alguns quiosques próximos ao rio foram invadidos pela água.

Outra cidade ribeirinha na região que está em alerta é a cidade de Malhada, a 148 km de Bom Jesus da Lapa, na divisa do Estado de Minas, onde o leito do rio é mais largo. O rio São Francisco já atingiu a conta de 7,08m, e já começou a jogar nas principais lagoas do município.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O aumento das águas do Velho Chico em Bom Jesus da Lapa e nas cidades ribeirinhas da região é resultado das intensas chuvas sobre as cabeceiras e afluentes do rio nos últimos dias,  que refletem no nível do rio no Norte de Minas e na Bahia.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Com o grande volume de água, a Hidrelétrica Três Marias segue aumentando o nível útil, e conforme dados obtidos às 04h00min desta segunda (10/01/2022), está em 68,43% de sua capacidade.

Conforme o CPRM, as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a cheia mais recente  foi registrada no  mês de março de 2020, quando o  nível do Velho Chico chegou em 8,14m(relembre aqui).

Confira as imagens do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa