Após atingir pico da cheia, nível do Rio São Francisco começa a baixar em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Após atingir na madrugada da última sexta-feira(4) maior nível dos últimos 30 anos, 9,20 metros acima do normal na estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM),  instalada na ponte Gercino Coelho, o Rio São Francisco começou a baixar em Bom Jesus da Lapa.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Conforme os dados registrados no final da tarde deste domingo(6), a cota caiu para 9,14 m, diminuindo 6 centímetros nos últimos dois dias. A oscilação  e resultado da diminuição das chuvas e do fechamento das comportas do reservatório da Usina Hidroelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

A cheia do Rio São Francisco registrada em Bom Jesus da Lapa foi a quarta maior desde 1940, segundo SGB/CPRM, ficando atrás apenas das cheias de 1979, quando a cota foi de 10,20 m, 1992, de 9,98 e apenas seis centímetros a menos do que o registro de 1949, que foi 9,26 m.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O nível alto do rio   afetou a rotina de moradores das comunidades ribeirinhas e ilhas localizadas no município de Bom Jesus da Lapa. Os restaurantes e quiosques  construídos às margens do Velho Chico na localidade da barrinha estão submersos há a quase um mês. A cheia também afetou plantações e pastagens, sendo necessária a remoção de rebanhos em várias áreas.

Confira as imagens do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa