Após período de chuva, Saae de Bom Jesus da Lapa realiza limpeza da rede coletora de esgoto com hidrojateamento de alta pressão

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa (SAAE) iniciou na última quarta-feira(6)  a limpeza da rede coletora de esgoto em várias ruas da cidade. A lavagem, que está sendo feita com a ajuda de um caminhão hidrojateador, visa desobstruir as valas de escoamento, melhorar o fluxo de esgoto e, principalmente, prevenir a reincidência de obstruções, evitando futuros extravasamentos. Além disso, tampas danificadas de alguns PVs (poços de visitas que dão acesso às redes e ficam localizadas ao longo das vias) também estão sendo recuperadas.

BahiaFArmShow-350x250px

Os serviços foram  iniciados no bairro Beira Rio, e  beneficiarão todos os bairros de Bom Jesus da Lapa.  De acordo o Diretor do SAAE, Edgar Filho, a atividade é  ostensivas e preventivas e faz parte das ações de revitalização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade; e tem como objetivo desassorear a rede após o período de chuva, evitando sua obstrução.

O hidrojateamento é realizado com um caminhão equipado com reservatório de água e bomba de alta pressão. Quando inserida na tubulação, a mangueira lança um jato de água de alta pressão e remove o material que fica assoreado, como areia, pedras e outros objetos que são descartados incorretamente nas redes. Ao puxar a mangueira de volta, os detritos encontrados na rede são levados até o poço de visita (PV) e são recolhidos.

Entre as ações desenvolvidas pelo SAAE de Bom Jesus da Lapa, como revitalização da estação de tratamento de esgoto, ampliação  de rede para melhorar o abastecimento de água de alguns bairros da cidade e manutenção preventiva de energia na ETA,  os serviços de limpeza de resíduos e manutenção da rede de esgotamento sanitário da cidade  pela instituição serão intensificados durante todo o mês de março.