Após três dias, incêndio no Morro do Cascavel é controlado pela Brigada Municipal

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Equipes de brigadistas municipais, Prevfogo/IBAM e do Corpo de Bombeiros Militar continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação  diversos pontos  espalhados pelo município de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

Neste domingo(26), mais um incêndio foi controlado pela Brigada Municipal, dessa vez na localidade do Morro do Cascavel. Os bombeiros foram acionados e, com o a poio de prepostos da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, controlaram o incêndio que já durava três dias.

Segundo o secretário de meio ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio Flávio Magalhães César, os focos de incêndio começaram a atingir o município  há cerca de duas semanas. E que após o esforço da Brigada Municipal e dos Bombeiros Militares, além do apoio dos produtores rurais que estão se mobilizando,  o número de focos no município caiu de 50 para 6. “É  triste o que estamos vendo em nosso município. Em 10 anos nunca tinha visto uma coisa dessa em termos do aumento de focos de incêndios,  é muito triste – pior que o aumento de ocorrências[queimadas] aconteceu bem no momento que estamos com baixa umidade e temperatura alta, 40ºC e 20% de umidade”, disse em entrevista ao site Notícias da Lapa.

Lúcio destacou, que se não fosse o empenho e dedicação da Brigada Civil Municipal, a Brigada da Prevfogo/IBMA e  Corpo de Bombeiros Militar, o município de Bom Jesus da  Lapa já teria “perdido aproximadamente 20 mil hectares – era uma tragédia imensurável. Praticamente tem mais de 50 homem e mulheres envolvidos nessa operação, e mesmo assim não conseguimos evitar a perda de aproximadamente  5 mil hectares de área, entre pastagem e mata”.

É importante compreender que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil. Exige treinamento e equipamentos de segurança. Por isso, a orientação no caso de incêndios florestais é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (77) 3481-7445.

E Como prevenir sempre é a melhor opção, o Ibama destaca algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:

• Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;

• Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;

• Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;

• Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;

• Manter os aceiros sempre bem roçados;

• Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;

• Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização;

O Ibama alerta: provocar incêndios sem autorização é crime ambiental! A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (Lei nº 9.605/98 e Decreto nº 6.514/08). Para denúncias, ligue para 0800 61 80 80.

Evite, combata e denuncie incêndios florestais! Ajude a preservar a qualidade de vida de todos!

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.