Audiência  promovida pela Câmara de Bom Jesus da Lapa debate fortalecimento de políticas públicas em defesa dos direitos da mulheres

0
GrupoSCosta-350x250px

A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa debateu, na manhã desta segunda-feira(10), ações de fortalecimento de políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres diante do cenário de violência. Promovida pela Comissão de Direito das Mulheres da Casa, a audiência foi  proposta pelo Vereador Gedson Nascimento(PSC) e as vereadoras Maria Leles(PP) e Jamima Queiroz(PSD).

BahiaFArmShow-350x250px

Participaram do debate representações, como:  Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB), Faculdade Pitágoras,  20º Grupamento de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa, IF Baiano  e outras mulheres atuantes do município.

Durante as falas, as representações cobraram maior empenho e fortalecimento da luta para criação de  equipamentos  de atenção as mulheres em situação de violência, bem como mais  acesso a informações sobre os mecanismos de proteção importantes para romper com o ciclo da violência, que fortaleçam a voz da mulher.

Também foi falado da  realidade da violência doméstica  em Bom Jesus da Lapa, bem como estratégias para prevenir e punir esse tipo de crime, com destaque para a importância do fortalecimento da  Ronda Maria da Penha que já funciona no município,  como também da necessidade da criação da  Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).

Para os vereadores presentes, a audiência teve seu objetivo alcançado que era ouvir as mulheres, e construir uma proposta que possibilitará   ampliar o debate com os demais  parlamentes .

Ao final do encontro, ficou encaminhado a proposta de criação de um grupo de trabalho  para debater  políticas públicas de de interesse da mulheres, que contará com a participação Comissão de Direito das Mulheres e das representações  presentes na reunião.