Bom Jesus da Lapa inicia entrega de carteira de identificação a portadores de fibromialgia

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Divulgação

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa nesta quinta-feira (11),  o início da distribuição da  carteira de identificação a portadores de fibromialgia no município.

A iniciativa do Projeto de Lei foi de Irmão Romilson, onde apresentou a proposta que determina que os portadores da síndrome Filas Preferenciais, Vagas de Estacionamento preferencial e Criação de Centro de Referência no município de Bom Jesus da Lapa. A Lei foi aprovada pela Câmara no mês de outubro de 2019(relembre aqui).

O objetivo do documento  é sensibilizar e expandir o conhecimento sobre a doença, além de reforçar os tratamentos disponibilizados.

Sobre a fibromialgia

Caracterizada por queixas de dor musculoesquelética difusa, a Fibromialgia é uma doença dolorosa, de longa evolução, não inflamatória, que acomete em torno de 4% da população mundial.

Pode provocar dores fortes por todo o corpo durante muito tempo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões, podendo apresentar diversas alterações como fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos. Isso acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos.

Essa doença é mais comum entre as mulheres, mas todos os sexos e diversas faixas etárias podem ser atingidos. Ela também pode ser adquirida geneticamente.

O diagnóstico para reconhecimento da doença é feito pelo exame chamado Termografia, não coberto pelo sistema SUS. Salvo este exame, a Fibromialgia é diagnosticada por eliminação e também exames clínicos, como exame de sangue. É uma doença pertencente a classe das Reumatológicas.