Bom Jesus da Lapa reforça a importância da imunização e prevenção da meningite

0
GrupoSCosta-350x250px
Ilustração/Reprodução

Está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Bom Jesus da Lapa a vacinação. A vacinação é válida para bebês de 3 meses, 5 meses e 12 meses. Também está  sendo promovida a  vacinação de adolescentes de 11 a 14 anos. Leve seu filho para vacinar e proteja a sua saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirmou que a vacinação é a melhor maneira de prevenir meningite, mas também ressaltou os sintomas para a população fique em alerta aos primeiros sinais da doença.

Segundo a secretaria, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

BahiaFArmShow-350x250px

A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, levando em conta a gravidade de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. Embora seja, habitualmente, causada por microorganismos, a meningite também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer, lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais. A doença é decorrente da inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central (cérebro e medula), onde essa mesma membrana serve como barreira física contra agentes infecciosos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos de surgimento da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, e para alguns destes, como no caso de meningite bacteriana, existem medidas de prevenção primária, tais como as vacinas. Os imunizantes disponíveis no calendário de vacinação da criança no Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina Meningocócica C (Conjugada) – bebês recebem a primeira dose com três meses, a segunda dose aos cinco meses e um reforço com 1 ano.
  • Meningocócica ACWY – para adolescentes de 11 a 14 anos.
  • Vacina Pneumocócica 10–Valente (Conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelas bactérias, incluindo meningite. Bebês recebem a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelas bactérias, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Bebês recebem três doses: a primeira com dois meses, a segunda com quatro meses e a terceira com seis meses.

As vacinas são recomendadas para crianças menores de um ano, e em seguida, depois recebem um reforço vacinal após um ano. Também é recomendada a vacinação para adolescentes e trabalhadores da saúde.

Devido à gravidade da maneira como a doença possa se desenvolver, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto–Atendimento – UPA para avaliação médica.