Neste início de ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMEIA) e o Corpo de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa têm atendido muitos casos de ataque de abelhas no município. Por conta disso, todo cuidado é pouco na hora de lidar com os insetos.
De acordo a SEMEIA tem sido cada vez mais comum o aparecimento de enxame de abelhas em áreas urbanas de Bom Jesus da Lapa, seja em postes, árvores em quintais, e até mesmo dentro das residências. “Acidentes com estes insetos já foram registrados em animais e até em pessoas com grande gravidade, sendo preciso estar atento quanto ao aparecimento de abelhas”.
Conforme as informações da pasta, do início do ano, já foram registrados mais de trinta pedidos para retirada de enxame de abelhas em vários bairros e na zona rural do município. “A equipe de técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente seguem de plantão para atender toda população”.
A SEMEIA orienta que ao identificar um enxame de abelha a pessoa deve imediatamente acionar os órgãos competentes com profissionais habilitados para a sua remoção, como o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente, pois existem pessoas capacitadas para a realização do trabalho.
Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Lucio Flávio, ás abelhas ao serem capturadas na zona urbana são levadas para algumas propriedades rurais, em especial as que têm produção de plantas frutíferas. Essa destinação visa o melhoramento da produção por meio do trabalho de polinização feito pelas abelhas”.
A equipe de reportagem do Notícias da Lapa foi até a casa de uma morado do Bairro São João, que foi vítima de um dos ataques registrados na cidade. Ela relatou que foi espantar um enxame de abelhas de sua casa quando foi atacada por elas e recebeu algumas ferroadas. E já deu um conselho para quem passar por situação semelhante.
“Quando [você] ver alguma abelha, não atacar elas e chamar o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente ou o Corpo de Bombeiros, por que são elas que atacam a gente, machucam a gente, e só Deus para saber o que pode acontecer”, disse.
Leia também: Cavalo morre após ser atacado por enxame de abelhas em Bom Jesus da Lapa
O que fazer em situações semelhantes
A equipe de fiscalização ambiental da SEMEIA, realiza a captura de abelhas em logradouros públicos ou em residências de baixa renda. Para denunciar a presença de abelhas nesses locais e solicitar a remoção, a população pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Silvio Santos, 270, Magalhães Neto de Bom Jesus da Lapa, ou através do telefone (77) 3481-7445 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook e fique de olho nas principais notícias.