Cartório Eleitoral de Bom Jesus da Lapa começará a distribuir as urnas eletrônicas no sábado

0
GrupoSCosta-350x250px
Urnas eletrônicas/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

As urnas eletrônicas na área de jurisdição da 71ª Zona Eleitoral de Bom Jesus da Lapa com abrangência em Serra do Ramalho e Sítio do Mato  começarão a ser  distribuídas no sábado (14). A informação é do chefe do Cartório Eleitoral,  Kamyla Maciel Xavier, em entrevista nesta sexta-feira (13) ao site Notícias da Lapa. As urnas  estão lacradas e alimentadas com a relação dos candidatos aptos para votação.

A Chefe de Cartório   destaca, que  as urnas estão guardadas sob vigilância. E no sábado já começarão a ser despachadas para as seções eleitorais mais distantes. Com roteiros nos três municípios de abrangência. Elas são entregues ao secretário do prédio do local ou presidente da mesa. No momento de entrega da urna, aquele que recebe precisa testá-la.

Antes de serem distribuídas, os equipamentos  receberam as informações sobre os candidatos e estão prontas para a votação. No domingo, 15, pela manhã, quando elas forem ligadas pelo responsável da seção, é obrigatório a emissão da zerésima, que comprova que a urna não contém nenhum voto.

Troca de seções

BahiaFArmShow-350x250px

Algumas seções foram extintas nessas eleições, no entanto, os eleitores serão orientados na manhã de domingo onde será seu novo local de votação. No entanto, a troca  será para um seção no mesmo espaço do colégio. Isso acontece nessa eleição pois houve determinação do Tribunal Superior Regional e do Tribunal Superior Estadual.

Quem não votou, fique atento:

  • Aquele que não votou e não regularizou: esse eleitor está com o título de eleitor cancelado, ele só pode justificar, não podendo votar nas eleições;
  • Aquele deixou de votar nas eleições presidenciais de 2018 e também não justificou, mas tiver a situação regular, poderá votar normal;
  • Três eleições consecutivas sem justificativa o título está cancelado;
  • A situação eleitoral pode ser verificada no site do TSE, no SOS Eleitor por meio do número 148.

Quem não está na cidade para votar, fique atento:

  • O eleitor que está fora do país ou cidade precisará justificar o voto.
  • O voto pode ser justificado por meio do aplicativo e-Título ou na seção eleitoral.
  • Aquele eleitor que está com problema de saúde, pode usar o sistema Justifica, disponível no TRE regional e encaminhar a documentação para o juiz eleitoral apreciar.