Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa promove cerimônia de posse do primeiro comandante da unidade de ensino

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira(27), no auditório do Colégio da Polícia Militar-CPM de  Bom Jesus da Lapa, o Major PM Fábio Wartmann assumiu o comando da instituição. O evento contou com a presença de autoridades políticas, civis e militares, além  professores e pedagogos da instituição.

BahiaFArmShow-350x250px

Dentre os presentes estava o CEL PM Jorge Ricardo Albuquerque Pereira – Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa da PMBA, CEL PM Osival Moreira Cardoso – Comandante do CPRO, Dom João Cardoso – Bispo de Bom Jesus da Lapa, Major PM Pedro Paulo – Comandante da 38ª CIPM, Fábio Nunes – Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro – Ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Tenente CEL PM Luís Augusto Normanha – Comandante da 30ª de Santa Maria da Vitória, Dra. Sandra Dourado – Presidente da OAB de Bom Jesus da Lapa e Eduardinho Filho – Presidente da Câmara de Vereadores.

No uso da fala, o Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa da PMBA, CEL PM Jorge Ricardo lembrou que no ano de 2014 foi criada a Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia, que prevê a existência de 17 unidades do Colégio da PM, dos quais só 15 foram regulamentados, restando duas vagas para serem instadas, levando a procura de muitos municípios ao governador Rui Costa. Então, o prefeito Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa na época, que também era presidente da UPB, procurou o governador Rui Costa reivindicando uma dessas duas unidades para serem instaladas aqui na Lapa”. E que a escolha da cidade para implantação de uma das unidade da CPM levou em conta tanto a estrutura oferecida pelo município, como também o projeto inicial que implantou as escolas conveniadas com a PM.

O Coronel PM Jorge destacou a importância da instalação do CPM em Bom Jesus da Lapa, e frisou que a Polícia Militar tem a obrigação de combater o crime, mas também tem a obrigação de fazer a prevenção do crime, e com a educação é a maneira melhor que a PM para criar as medidas preventivas, fazendo com que as crianças e jovens baianos tenham uma boa formação para que se tornem bons cidadãos, e venham somar na sociedade.

“Só a Educação Transforma. É através da Educação que nós valorizamos a vida, e dignificamos a vida, principalmente das nossas crianças e adolescentes que são o futuro da nossa nação. E o diferencial da Escola Militar do Estado da Bahia, é educar sempre, mas educar com disciplina. Porque é um processo diferenciado, com uma formação alicerçada  pelos pilares da Polícia Militar do Estado da Bahia, cuidando sempre da questão da hierarquia e da disciplina, formando esses jovens dentro desses princípios, para que possam melhor servir a sociedade”, disse o Major PM Jean Fábio Wartimann da Cunha, que foi empossado Diretor do CPM de Bom Jesus da Lapa.

Sobre o CPM de  Bom Jesus da Lapa

A CPM fica  localizado na Avenida Santa Catarina, s/n, Bairro João Paulo II. O prédio da instituição foi construído pelo município e  doado para o Estado no final do ano de 2021 para que o novo sistema de ensino fosse implantado  na cidade de Bom Jesus da Lapa em  2022. Criado em 27 de janeiro  de 2022 pela Portaria Estadual Nº 60, as aulas no CPM iniciaram no dia 21 de março.

Em um período a instituição de ensino  funciona com o  Ensino Fundamental 2, e no outro com o Ensino Médio, oferecendo aos seus alunos condições de infraestrutura que poucas escolas brasileiras podem oferecer. Os locais mais próximos com uma estrutura de ensino semelhante ficam em Vitória da Conquista e Barreiras.

Com mais de 100 anos de história, o sistema de ensino do Colégio  da Polícia Militar da Bahia  é referência em ensino e disciplina na educação de todos os seus alunos, sendo bastante visada por alunos que buscam uma boa escola para estudarem.

*Siga o Notícias da Lapa no Instagram e fique de olho nas principais notícias.