Com a cheia do Rio São Francisco, Marinha e Defesa Civil  visitam áreas com risco de  alagamento em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A cheia do rio São Francisco, que há vários anos não ocorria, tem chamado a atenção de quem convive diariamente com o Velho Chico e de autoridades federais que monitoram a situação, em alerta para possíveis inundações. As chuvas em Minas Gerais devem continuar e atenção também.

BahiaFArmShow-350x250px

Na tarde dessa sexta-feira (31), a Defesa Civil Municipal, militares da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa e a Secretária Municipal de Turismo, representando a prefeitura,  visitaram diversas áreas do rio para monitorar a situação.

A ação contou com a participação do Coordenador da Defesa Civil Municipal, Alan Miranda; da Secretária Municipal de Turismo, Edna Oliveira; e dos militares da Marinha: Suboficial Santana, Sargento Sena e o Sargento Fábio.

Embora o São Francisco tenha subido 6,98 metros, a com possibilidade de subir ainda mais, por conta das chuvas na cabeceira do rio em Minas Gerais, não há, com base nesta última avaliação, riscos de inundações mais severas e prejuízos às famílias ribeirinhas na região de Bom Jesus da Lapa.

A equipe do Site Notícias da Lapa conversou com famílias que moram próximo ao rio São Francisco para entender o que pensam sobre este momento.

Produtor de hortaliças/Foto: Notícias da Lapa

De acordo com o senhor Luís Pereira, de 52 anos, produtor de hortaliça na Ilha da Canabrava, visitada pele equipe, por enquanto nenhuma família corre risco. Até o momento não estamos em situação de risco não, aqui nós já estamos baseado em tudo. O momento é só de alegria com essa grandeza de Deus, nosso rio tinha muito tempo que não subia assim. Graças a Deus!”, disse.

Foi feito uma vistoria em torno  da Ilha  Canabrava/Foto: Notícias da Lapa

O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Alan Miranda, explicou que as famílias que residem às margens do Rio São Francisco  estão sendo orientadas a observar o comportamento do rio e acionar a Defesa Civil, caso haja necessidade, ligando para o número: (77) 9991-0574.

Ilha da Canabrava/Foto: Notícia da Lapa

O nível do Rio São Francisco continua subindo em Bom Jesus da Lapa, na tarde desta sexta-feira(31) estava em 6,67 metros. E na manhã deste sábado, 1º de janeiro, a régua já marca  6,98 metros.

De  acordo as autoridades, a tendência é que o nível do rio  comece a estabiliza. E que o trabalho de  monitoramento continua enquanto a situação de cheias persistir.

Casas nas rilhas próximas ao rio São Francisco/Foto: Notícias da Lapa

Conforme o  institutos de meteorologia, as chuvas devem retornar na próxima semana entre os dias 04 a 09 de fevereiro.

Curta a nossa página no Facebook e recebe conteúdos exclusivos. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (77) 99834-7559.