Distrito de Irrigação do Formoso realiza  limpeza e desassoreamento em 13 km de canais

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O Distrito de Irrigação Formoso realizou entre os dias 20 de novembro e o final da tarde desta quarta-feira (25),  mais uma intervenção visando a melhoria no funcionamento da estrutura do  DIF . Desta vez, no canal CS1 que passou por um processo de limpeza e desassoreamento de 13 quilômetros de canais de distribuição, além da recuperação de placas e impermeabilização de juntas nos pontos danificado dos canais.

BahiaFArmShow-350x250px

O Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, um dos maiores produtores de banana do Brasil, está localizado na zona rural de Bom Jesus da Lapa. A estrutura é gerida pelo Distrito de Irrigação Formoso (DIF), que  tem como principal função fornecer água aos produtores rurais do Perímetro.

Ações como esta são fundamentais para garantir que as condições sejam as mais favoráveis possíveis para quem produz no Formoso. Por isso, para que todo o sistema de irrigação continue funcionado com eficiência, o DIF precisa  gerir tanto os recursos hídricos utilizados pelos produtores na produção, como também realizar o trabalho de monitoramento e manutenção dos canais, que garantem funcionalidade e eficiência da irrigação na área.

Importância da ação
Trata se de uma demanda importante, e de alta complexidade, já que esse tipo de serviço deve ser feito com agilidade, pois os produtores não podem ficar longos períodos sem fornecimento de água.

O trabalho exige uma mobilização de quase toda a equipe de manutenção do DIF para dar celeridade ao serviço de recuperação. A ação é custeada com recursos dos produtores.

Mesmo diante da crise causada pela Covid-19, O DIF tem intensificado a realização dos serviços essenciais como a recuperação de estradas, a limpeza de canais e a supressão de vegetação. Tudo para que o funcionamento das atividade agrícolas sejam mantidas.

O  funcionamento eficiente da estrutura montada na área que compõe o Perímetro Irrigado, é fruto de uma gestão interna moderna e principalmente pela parceria entre o DIF, os  produtores e a Codevasf, que garantem que as ações continuem sendo realizadas.