Distrito de Irrigação Formoso participa de entrevista e fala dos desafios e avanços dentro do gigante de produção em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

“O Distrito de Irrigação é o pulmão do projeto”. A frase é do produtor e presidente reeleito do Conselho Administrativo do DIF, Antônio Márcio, dita durante entrevista concedida ao Jornal da Hora da Rádio Bom Jesus FM na última sexta-feira (22). Seu Antônio, como é conhecido, destacou a importância do Distrito para o Perímetro Irrigado e para a região de Bom Jesus da Lapa. Ele também ressaltou a importância do Formoso, que contribui com 23% para o Produto Interno Bruto do município.

BahiaFArmShow-350x250px

A estrutura do DIF

O presidente do Distrito de Irrigação Formoso, Sr. Antônio Márcio, falou aos ouvintes da emissora de como é a estrutura do Formoso dentro de área total de 17 mil hectares. Destas, 12 mil são irrigáveis e estão distribuídas em 1.156 lotes, entre lotes familiares, 45% e empresariais 55%.

Ele explicou que é o Distrito que faz toda a manutenção da estrutura, dentro de uma área bastante extensa. E principalmente, cuidar do produtor, atendo-o em tudo aquilo que ele precisa para produzir.

“São 300 km de estradas vicinais, 88 km de canais, 130 km de dreno e DIF faz essa manutenção. O Distrito precisa manter tudo isso funcionando”, disse Sr. Antônio.

O engenheiro Enderson José, Gerente Executivo do Distrito, participou da entrevista e destacou que o perímetro é publico, criado pelo Governo Federal para o combater os efeitos da seca, fixar o homem no campo e para a geração de emprego e renda.

Enderson ressaltou que do ano de 2016 para 2021, o DIF conseguiu diversos avanços e melhorias no seu funcionamento.

Superando dificuldades e desafios. Como as despesas com energia elétrica que em 2019 foram implantadas medidas “que reduziram o gargalo e já estamos trabalhando [de forma inicial] com a energia fotovoltaica”.

Gestão com profissionalismo e eficiência

A equipe do Distrito busca adotar uma metodologia que promova a eficiência e que seja eficaz no processo. Medidas que dão competitividade ao Formoso.

O Gerente Executivo Enderson ressaltou a importância da equipe de conselheiros e gestores. “Nós somos do executivo e estamos felizes por ter uma equipe de conselheiros e de gestores que nos dá essa estrutura para conseguir trabalhar. Nós trabalhamos por delegação da Codevasf. Seguimos uma metodologia”.

Trabalho nos pontos mais criticos/gargalos

Foi destacado por Enderson, que o Formoso recebe poucos investimentos da iniciativa pública e que “fazer a manutenção de 300 km de estradas, canais, 30 estacões de bombeamento, uma carga instalada de 12megawatts, é um potencial enorme de utilização de energia elétrica, não é algo fácil”.

Por isso cotidianamente o DIF vem buscando soluções e alternativas em busca da eficiência.

A importância do Projeto Formoso para Lapa e região

O Presidente do Conselho Administrativo, Sr Antônio, falou da alegria de fazer parte de grupo de produtores do Formoso e destacou o profissionalismo do produtor, todos os proprietários de lotes familiares e empresariais.

O Formoso não parou na pandemia

O presidente destacou que “o projeto Formoso foi que fez com que essa região pudesse crescer e pudesse estar mais tranquila [do ponto de vista econômico] no atual cenário que vivemos. Nós que seguramos a barra aqui na região. Aqui tem duas alavancas o Projeto Formoso e o Turismo religioso”, disse.

Ele falou ainda que o Formos é responsável por 23% do PIB de Bom Jesus da Lapa.

“Nos produzimos no mínimo 10 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. São pelo menos 250 cargas de banana por semana”, reforçou.

Além da banana, o Perímetro Irrigado do Formoso produz laranja, limão, manga, melancia, abóbora e em fase de teste a pitaia (fruta dragão) e o cacau.

Relação do Distrito com o produtor

Enderson disse que o DIF tem o papel de fazer a faz uma gestão coletiva da infraestrutura de uso comum, com o melhor nível de isonomia possível. Lidar de forma igual com o maior e com menor produtor.

Ele explicou que “são 88 pessoas que trabalham dentro do Distrito. Fora os outros 10 mil nos lotes, que nos dão a segurança para seguir em frente”.

Todos os setores dentro do DIF estão se qualificando para melhorar a condução do serviço e desse atendimento.

Controle da água captada no DIF

Além da usina de energia solar, que está no inicio, o Distrito tem buscado implantar novas tecnologias, como a automação, que possibilita fazer a gestão remota da água usada para a irrigação e fazer o controle de cada metro cúbico do rio.

No dia 13, em Assembleia Geral Ordinária foram reeleitos os membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Apenas a chapa encabeça pelo atual presidente Sr. Antônio Márcio Rodrigues concorreu e foi reconduzida por unanimidade.

Os conselho é formado por 07 Produtores Titulares e 07 Produtores Suplentes e o Conselho Fiscal é formado por 05 Produtores Titulares e 03 Produtores Suplentes.

Conselho Administrativo / Mandato de 03 anos

Produtores: Antônio Márcio Rodigues, Ady Santos Oliveira, Olavo Lourenço Dantas, Ervino Teobaldo Kogler, José Sabino da Silva, Paulo César Jantsch, Júlio César Pinheiro, Nelson Gallert, José Silva e Silva, Sônia Marli Seibel, Mario Abreu Filardi, Edvaldo Vieira De Melo, Rita De Cassia Fontes Teixeira e José Francisco Vieira de França.

Conselho Fiscal / Mandato de 01 ano

Produtores: Felipe Antônio Santos Machado, Breno Sardinha Wanderley, Hernando Alves Damaceno, Rodrigo Andrade Teixeira, Rodrigo Rodrigues Zica, Erivelton De Almeida da Silva, Ueliton Moreira De Souza e Girlando Alves Batista.

Todos os conselheiros exercem o mandato de forma voluntária.

O trabalho no Distrito de Irrigação Formoso em Bom Jesus da Lapa é referência entre os perímetros irrigados, instalados pela Codevasf. As ações desenvolvidas pelo DIF contam com avanços diários em tecnologia e profissionalismo em sua gestão. Através do Conselho Administração, Conselho Fiscal e com o apoio dos produtores as ações continuem sendo feitas para manter o Perímetro Irrigado do Formoso como referência nacional em produção de frutas, com qualidade e uma gestão eficiente.