Distrito de Irrigação Formoso recebe visita de alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Federal do Oeste da Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

Um dos maiores produtores de banana do Brasil, o Perímetro Irrigado Formoso em Bom Jesus da Lapa também tem uma estrutura robusta para fazer funcionar todo o sistema que leva a água para irrigar os lotes dos produtores do Distrito, através de uma logística que prioriza a produção com a eficiência no uso dos recursos hídricos.

E para conhecer o funcionamento desse sistema que gera emprego e produz renda para toda a região, os alunos da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, visitaram as Estações de Bombeamento do Formoso A e H, que têm como fonte hídrica o Rio Corrente, de onde saem dois canais de aproximação, responsáveis pelo abastecimento do sistema de irrigação do projeto. O Gerente Executivo do DIF, Enderson e a Encarregada de RH  Stefanie apresentaram o funcionamento do sistema.

BahiaFArmShow-350x250px

Os alunos das disciplinas Sistema Fluidomecânicos, Máquinas e Implementos Agrícolas e Gestão e Engenharia da Manutenção, acompanhados pelo professor Márcio Carvalho, ficaram impressionados com o que viram e o que aprenderam.

Para o professor Márcio Carvalho, ‘‘a visita foi de grande importância para os alunos, uma vez que puderam vivenciar de forma técnica a logística de funcionamento do sistema, capacidade hídrica e equipamentos do sistema. Como exemplo, os alunos das disciplinas Sistema Fluidomecânicos tiveram a oportunidade de visualizar as bombas hidráulicas de grande porte do sistema, assuntos que estiveram recentemente aprendendo em sala de aula. Já os alunos de Gestão e Engenharia da Manutenção, puderam entender de forma prática a importância da manutenção no sistema de irrigação do projeto Formoso; enquanto os alunos da turma de Máquina e Implementos Agrícolas observaram, do ponto de vista estratégico, a importância do fornecimento de água para o projeto, em que se encontra um dos maiores plantios de banana América do Sul. Assim, além de ter sido um dia divertido e de vivência prática, os conhecimentos adquiridos durante a visita serão muito importantes para a formação acadêmica e atuação profissional dos alunos’’, destacou. Via Assessoria Comunicação DIF