Eleições 2020: mais de 48 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Sessão eleitoral/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Nesse domingo (15), mais de 48 mil eleitores de Bom Jesus da Lapa (71ª Zona Eleitoral), localizado no Território Velho Chico, irão  às urnas para escolher o prefeito e vice-prefeito da cidade. O pleito transcorrerá das 7h às 17h, onde três chapas concorrem às vagas para o Poder Executivo do município,  e  141 candidatos a vereadores estarão em busca de votos para estarem entre os 15 que representarão diversos partidos no Poder Legislativo da cidade.

De acordo o Cartório Eleitoral, 48.663 eleitores lapenses estão aptos ao voto neste domingo.  Sendo assim, para a realização da eleição, estão sendo  montadas 116 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural  do município, em 39 colégios eleitorais.

Trocas de seções

BahiaFArmShow-350x250px

Algumas seções foram extintas nessas eleições, no entanto, os eleitores serão orientados na manhã de domingo onde será seu novo local de votação, já que  troca  será para um seção no mesmo espaço do colégio.

Para saber se a seção eleitoral teve alteração, o eleitor pode consultar o site do TRE-BA, baixar o aplicativo e-Título ou ligar para (71) 3373-7000.

Normas sanitárias

Com eleições atípicas devido à pandemia de coronavírus, o uso de máscaras será obrigatório nos locais de votação e o eleitor deve evitar qualquer contato físico com outras pessoas. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

É recomendado que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação e que também leve anotado os nomes e números dos candidatos, a conhecida “colinha,” pra que o tempo de votação seja o mais  breve possível. A justiça eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes.

Horário ampliado

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: das 7h às 17h. Mas o período das 7h às 10h é preferencial para idosos, gestantes, deficientes e pessoas do grupo de risco. 

Documentos para votar

Caso o eleitor já tenha feito a biometria e tiver o aplicativo e-Título, poderá usá-lo  para comprovar a identidade na hora de votar. Os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico podem utilizar o e-Título, mas precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação.

É possível votar mesmo sem levar o título. São aceitos documentos que comprovem a identidade, como a carteira de identidade, carteira profissional emitida por conselho de classe, passaporte, carteira de habilitação, carteira de trabalho e certificado de reservista.

Confira o que tá liberado e o que está proibido

 Tá de boa:

  • Uso de bandeiras, broches, cartazes, adesivos e camisetas para a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato no dia da votação,
  • Colocar o nome e a sigla do partido ou coligação nos crachás dos fiscais partidários durante os trabalhos de votação, mas sem a padronização do vestuário, nos locais de votação;
  • Ações de campanha nas ruas até sábado, com a distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas e passeatas de candidatos.

 Nem pensar:

  • Divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia da votação;
  • Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; distribuição de máscaras; caracterização de manifestação coletiva e barulhenta; abordagem, aliciamento, uso de métodos de persuasão ou convencimento, no domingo, até o término da votação;
  • Uso de alto-falantes, amplificadores de som, comício, carreata e qualquer veículo com jingles, e propaganda de boca de urna, no domingo;
  • Derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou entorno, ainda que feito na véspera da eleição.

Falta e justificativa

  • O eleitor que está fora do país ou cidade precisará justificar o voto.
  • O voto pode ser justificado por meio do aplicativo e-Título ou na seção eleitoral.
  • Aquele eleitor que está com problema de saúde, pode usar o sistema Justifica, disponível no TRE regional e encaminhar a documentação para o juiz eleitoral apreciar.