Em busca de alimento, macacos guaribas sobem em telhado de residência e chama atenção de moradores em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Com poucas opções de cardápio, baseado em frutos e folhas, os macacos  bugios (também conhecidos por guaribas ou barbados) que habitam o morro do Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus da Lapa,  continuam se aventurando  na dieta humana,  descendo até os telhados das casas próximas as rochas para procurar alimento.

Na tarde desta quinta-feira(11),  mais uma vez, a cena voltou a  chamar a atenção de populares que moram próximos ao morro, que filmaram dois  animais descendo  para o  telhado de uma residência para pegar comida.

BahiaFArmShow-350x250px

Curiosidades sobre a espécie

Comum no morro do Bom Jesus, o bugio está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba. Se alimenta de folhas, frutas, flores e outras partes das plantas. A gestação da espécie dura seis meses e nasce apenas um filhote por vez.