Entrevista: Secretário de Saúde  fala sobre situação da Covid-19 em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

O secretário da pasta da saúde do município de Bom Jesus da Lapa, Euler Nogueira, juntamente com o prefeito Fábio Nunes,  participou na manhã desta terça-feira (25), de uma entrevista concedida à Rádio Bom Jesus FM para falar sobre a atual situação de Bom Jesus da Lapa em relação à Covid-19.

Internações clínicas

BahiaFArmShow-350x250px

“As internações clinicas aqui no município, tá tranquila também, levando em conta que a  gente está recebendo pacientes regulados. A gente tá trabalhando com leitos de retaguarda, e mais os leitos de UTI que a gente está utilizando na maior proporção aqui para o nosso município”.

Conforme o secretário, os pacientes que estão sendo internados nas UTI de  Bom Jesus da Lapa, chegam via regulação do  Estado. E hoje, os 10 leitos de UTI estão ocupados, dos pacientes internados, dois são de outros municípios e o resto é de Bom Jesus da Lapa. Ele destaca, que apenas um paciente está em estado grave, e isso deixa ele mais tranquilo, já que o município está tendo “dificuldade para comprar medicação de kit de intubação. “Não é por falta de recursos, como já falei outras vezes, é por falta de fornecedor, que tenha a medicação pra fazer essas vendas para os municípios. A gente tá tocando em frente, e graças a Deus tudo está dando muito certo”.

Redução no número de casos ativos

De acordo Euler, o número de casos ativos diminuíram nos últimos  dias, em comparação comparativo com semana anterior. “Os dados já mostram uma boa evolução, mas não deixa de ser preocupante. A gente tinha mais de 400 casos ativos, e ontem no final do dia a gente estava com o boletim de 177 casos ativos. Levando em conta que hoje a gente vai inserir mais alguns casos que saíram ontem depois do boletim.

Queda no número de consultas

O secretário explicou que na quarta-feira(26) terá uma noção mais coerente de casos ativos no município, já que receberá outros resultados de PCR. “Ontem a gente deu alta para alguns pacientes, dentro dos casos ativos que tinha, e por esse motivo, a gente está com 177 casos ativos. […] antes estava com 258”.

Euler disse, que a Secretaria avalia os resultados, levando em conta o número de pessoas que procuram o Centro Covid para passar pelo médico com sintomas covid, e esses dias foi bem reduzido. “A gente diminuiu os atendimentos esses dias, a procura foi bem baixa, então, a gente precisa de mais uns dois dias, para tá finalizando essa analise. Quinta-feira, mais tardar, a gente já tem uma condução melhor em relação a esses números e uma porcentagem de casos ativos aqui no nosso município”.

Número de pacientes com Covid-19 na UPA

A UPA tem pacientes positivados também, aguardando regulação pra o hospital. “Isso é preocupantes, porque gera um desgaste para família, gera um desgaste para gestão também, porque acaba que a gente não tem condições de ajudar aquela pessoa que está precisando da vaga no hospital. Porque o hospital está com os  leitos todos ocupados. Então, os 23 leitos de clínica Covid que a gente tem estão utilizando, mais os 10 leitos de UTI, e temos esses seis pacientes na UPA aguardando regulação. Preocupa, a gente fica angustiado”, alertou.

Euler destacou, que muitos pacientes estão sendo transferidos diretamente da UPA para outros municípios, dependendo do quadro do paciente.

Aglomerações no final de semana

Euler destacou, que a Secretaria de Saúde tem trabalhado muito para combater as aglomerações. E a prefeitura não tem como fazer um trabalho 100% sem o  apoio da população, que precisa parar de promover “aglomerações, as festas clandestinas, já que esse final de semana teve muitas. A gente trabalhou o final de semana, no sábado e no domingo, e a Vigilância presenciou muitas irregularidades em domicílios. […] agente não consegue 100%, fazer essa vigia, mas a população precisa fazer a parte dela também”.

Bom Jesus da Lapa é referência no atendimento na região

O Secretário afirma, que Bom Jesus da Lapa é uma referência positiva, e recebe gente de vários municípios da região. Ele frisa, que os bons resultados são fruto dos profissionais que atuam no município, e que são bastante preocupados com a recuperação dos pacientes.

“Então, a gente prefere ficar com leito ocupado por um  tempo e tratar do paciente como deve ser tratado, ao liberar ele antes do tratamento. Uma alta que não é segura pra o paciente, pode  ter outras complicações. E junto a isso,  o investimento  em medicações, insumo que a gente vem tendo desde o início da pandemia”.