Prefeito de Bom Jesus da Lapa fala sobre o novo decreto que passa a valer a partir desta terça-feira e alerta para que novas medidas não precisem ser tomadas

0
GrupoSCosta-350x250px
Sessão solene de posse do prefeito e dos vereadores/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Durante  entrevista no rádio, concedida ao apresentador Ailton Alegria, na Rádio Bom Jesus FM, nesta terça-feira (25), o prefeito Fábio Nunes, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, falou  sobre a atual situação do município  em relação à Covid-19  e do novo decreto que começa a valer a partir das 20h de hoje.

Segundo o prefeito, não tem sido fácil para a gestão   oferecer todas as condições de saúde para a população, diante do aumento de casos de Covid-19, como também criar medidas que buscam diminuir o contágio da doença no município.

Ele destaca, que Bom Jesus da Lapa recebe pacientes de toda região, e mesmo diante dos desafios, no entanto “é prazeroso quando você salva vidas. Deus lá em cima conduz o médico, e a gente consegue tá salvando vida – pra gente é muito importante”.

BahiaFArmShow-350x250px

“Essa situação que a gente esta passando a uns 15 dias, é uma situação ruim, quando você precisa falar um não, por não ter como fazer nada. Mas, graças a Deus a gente tá vencendo”.

“O governador Rui Costa tem razão nas medidas”

Fábio afirmou que o governador Rui Costa  tem razão nas decisões  referentes as medidas  de enfrentamento a Covid-19, considerando o número de pacientes que esperavam  uma vaga de UTI na Bahia. E segundo ele, durante uma reunião com o Governador Rui Costa foram apresentados os dados, onde a Secretaria Estadual de Saúde afirmava ter mais de 500 pessoas a espera de um leito.

Gastos com a pandemia

Segundo o prefeito, “o município não tem recebido recursos para as ações de enfrentamento a Covid-19, no entanto tem gastado assim mesmo, e se tiver 10 milhões pra gastar, nós iremos gastar os 10 milhões sem problema nenhum. O importante é a gente salvar vidas. Então, tanto eu, quanto Eures Ribeiro, quanto a nossa equipe, o que a gente quer é tá  salvando vidas”.

“Por isso, eu parabenizo e falo sempre com ele[Eures Ribeiro]. Quando nós assumimos a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, ficou um grande recurso,  se não tivesse ficado esse recurso, talvez a gente já teria fechado as portas. Porque o ex-gestor,  ele deixou, ele foi muito responsável e a gente vem mantendo a saúde de Bom Jesus  da Lapa, já com o dinheiro também lá, raspando o tacho”, afirmou Fábio.

O prefeito parabenizou a gestão, pelo trabalho. “Nós estamos fazendo muito por Bom Jesus da Lapa. Por isso que a gente pede por amor de Deus que nos ajude, porque a gente sabe o que a gente tá passando”, e complementou:  “eu fico triste aí,  às vezes, porque aparece alguns engraçadinho dizendo: “Ah!  Tá mentindo,  essa numeração é só pra arrumar dinheiro.  Eu desafio qualquer um, quando eu assumi, qual foi o dinheiro que entrou em Bom Jesus da Lapa”.

Reunião com o governador 

“Lá na reunião, ficou certo que a gente iria seguir o decreto do Sul. O decreto do Sul é o fechamento a partir das 20h. Então, a partir de hoje já começa o novo decreto. Então, é das 20h às 5h da manhã. Nos finais de semana, tudo fechado. Então, funciona até sexta-feira. Das 20h de sexta-feira até às 5h da manhã da  segunda, não  funciona nada. Exceto as feiras”.

“Nós conseguimos aí, vai flexibilizar de segunda a sexta, até as 20h”.

Para evitar novas medidas mais duras, a população  precisa colaborar

Segundo o prefeito, o município  precisou tomar  medidas mais duras diante do aumento de casos ativos, e foi tomada junto  com o governo do Estado. ‘Espero eu não ter que tomar novamente, e pra que isso não aconteça, nós vamos precisar da população. Se a população não contribuir, talvez nós iremos fazer novamente”

Fábio alertou que está chegando o período junino, São João, e as pessoas precisam colaborar para não fazer aglomeração no período. “Eu peço a população de Bom Jesus da Lapa, pelo amor de Deus, não vamos fazer  festinha, vamos aproveitar que a gente já tá combatendo, vamos eliminar de uma vez por todas esse vírus em Bom Jesus da Lapa. Então, tá chegando São João, vamos nos conscientizar e ficar  dentro de casa. O São João passa rápido, só dois dias, e  eu peço a população de Bom Jesus da  Lapa, pelo amor de Deus, nos ajude, vamos nesse caminho aí que vai dar tudo certo. Logo, logo a gente tá saindo desse problema”.

Decreto que fechou o comércio de Bom Jesus da Lapa

“Nós abraçamos essa causa. E sei que muitos  de Bom Jesus da Lapa também abraçaram essa causa, graças a Deus, é tanto que nessa paralisação tentaram fazer alguma coisa  e não foi a frente, a população entendeu”.

O gestor  parabenizou o presidente da CDL de Bom Jesus da Lapa, Vagner Seixas, pelo diálogo. […]sempre dialogando. A gente sabe das dificuldades, mas sempre teve um entendimento também. E eu fico muito feliz, em falar que ele foi parceiro. No primeiro momento eu entendi, porque eles queriam trabalhar, porque precisavam pagar.  Mas,  depois eles entenderam, e  graças a Deus, deu certo, não precisou fazer o que foi feito em Serra do Ramalho, não precisou fazer o que foi feito em em São Félix do Coribe e Santa Maria”.