Estudantes da rede estadual de Bom Jesus da Lapa aproveitam férias com atividades de esporte cultura e lazer nas escolas

0
GrupoSCosta-350x250px

Na estação mais quente do ano, em Bom Jesus da Lapa, distante 796  km de Salvador, os estudantes dos colégios estaduais São Vicente de Paulo e da Polícia Militar (CPM) se juntam aos colegas do Monsenhor Turíbio Vilanova, onde o projeto Férias na Escola com mais Saber e Sabor está proporcionando momentos de lazer, aprendizado e descontração em um local que zela por eles e oferece também conforto, alimentação saudável e segurança.

Esta iniciativa, inédita da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), abre as portas de 500 unidades de ensino até o dia 31 de janeiro, no período do recesso escolar, para receber 120 mil alunos em toda a Bahia. A eles estão sendo oferecidas oficinas de arte, cultura, saúde e lazer e duas refeições diárias (às 7h e às 13h), fortalecendo ainda mais o vínculo e a participação estudantil nos 27 territórios de identidade baianos.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante as férias, muitos desses jovens costumam ficar em casa por não terem acesso a outras opções de lazer. Agora, a garotada está aproveitando as dependências do colégio, que recentemente recebeu obras de modernização do Governo do Estado para a prática de voleibol, dança, teatro e literatura. “O projeto está tirando o aluno da ociosidade, oferecendo momentos de descontração e diversão. É uma excelente iniciativa. Nossa expectativa é que aconteça também no recesso do meio do ano”, comemora o professor de Educação Física, Jorge Luís Garcia, responsável pela Oficina de Voleibol.

O estudante Samuel de Jesus Almeida Junior, 17 anos, está aproveitando cada momento de suas férias no colégio. ”Esse projeto mudou completamente minhas férias. Estou me divertindo muito. Só tenho a agradecer”, afirma, ao lado da colega do Colégio Estadual Vicente de Paulo, Amanda Cristina, também de 17 anos.

Em Itarantim, outra cidade do interior baiano, cujo projeto tem sido um diferencial nas férias dos estudantes da rede estadual de ensino, a equipe pedagógica do Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara acredita que as oficinas, principalmente as ligadas ao esporte, vêm mudando o comportamento dos estudantes, sendo um dos principais fatores para a queda na evasão escolar.

No recesso escolar, por exemplo, para a maioria dos alunos a oferta de opções é mínima. “Os jovens aqui na região costumavam passar o período das férias sem uma atividade própria para a sua idade. Com a recente inauguração da nova quadra e o início do Férias na Escola com Mais Saber e Sabor, o colégio passou a ser o ponto de encontro da garotada que gosta de ficar por aqui, onde se sentem acolhidos”, afirma o educador Amisson dos Santos Nunes.