Mesmo com ocorrência de  chuvas abaixo da média, Rio São Francisco inicia o mês de setembro com o nível acima do normal em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa /Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Mesmo com a ocorrência de chuvas  abaixo da média em agosto, o rio São Francisco iniciou o mês de setembro acima do normal  na cidade de Bom Jesus da Lapa. Em nova medição realizada na manhã deste sábado(5),  na régua instaladas  nas mediações da Ponte Gercino Coelho,  mostram que o nível do rio se m antem em  3,30 metros,  conforme  o monitoramento feito  para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.

Diferente dos registros efetuados em anos anteriores, os   bancos de areia só começaram a aparecer  no trecho do São Francisco que passa na cidade de Bom Jesus da Lapa  no final no início do segundo semestre. E  mesmo sem a ocorrência de chuva na região, o Velho Chico vem  mantendo o nível  acima da média normal.

Vista do rio São Francisco /Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Segundo Dona Maria Alice, que é responsável pelo monitoramento do rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, o  nível do rio estabilizou acima dos 3 metros, o que não era normal em anos anteriores. Para ela a  explicação pode estar nas duas cheias apresentadas pelo Velho chico  no início do primeiro semestre, que fez o rio alcançar a maior média dos últimos 12 anos.  A primeira cheia do ano fez o  nível do  chegar  a  7,33 metros.  Já a   segunda,   em 8,14 metros.

Já os  relatórios mensais acerca da situação atual da Bacia do Rio São Francisco, apresentados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apresentados no início da última semana, a ocorrência de chuvas na bacia do São Francisco foi, mais uma vez, abaixo da média em agosto. Segundo os representantes do órgão, a primeira metade do ano hidrológico foi deficiente em se tratando de chuva.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.