Nível do Rio São Francisco chega a marca impressionante de 8,92 metros em Bom Jesus da Lapa; veja as imagens

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A nova medição realizada na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, mostra que o  nível do Rio São Francisco continua subindo e  se aproxima da impressionante marca de 9  metros  na cidade de Bom Jesus da Lapa, registrada no ano de 2007, há 17 anos.  De acordo dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercino Coelho,  a cota já chegou em 8,92 metros acima do normal.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Com o aumento diário, a vazão do rio  está chegando a 5.980 metros cúbicos por segundo.

A cheia foi causada pelas chuvas e pelo aumento na vazão da Usina Três Marias, em Minas Gerais. Com isso, as populações ribeirinhas e das inúmeras ilhas localizadas no território do município  já sentiram  os impactos da cheia,   tendo que sair de suas residências. A Ilha de Mariquinha foi uma das regiões mais afetadas, onde estradas e  mais  de 80 imóveis foram completamente cobertos pela água.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Além das áreas de ilha e alguns locais da margem direta do rio, foi afetada pela enchente a localidade da Barrinha, onde alguns quiosques e  restaurantes foram  tomados pela água há mais de 15 dias.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Segundo os moradores ribeirinhos, desde 1992 o nível do rio São Francisco não permanecia tanto tempo com o nível elevado. A situação é causada pelas fortes chuvas desde dezembro que acontecem entre a Bahia e Minas Gerais, que provocam a atual cheia da Bacia do Rio São Francisco. Populações ribeirinhas de cidades como Malhada, Carinhanha,   Bom Jesus da Lapa, Juazeiro,  Paulo Afonso e Anagé já estão sendo atingidas.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Especialistas dizem que o nível do rio deve continuar subindo até meados de abril, porque há previsão de chuva para a região, especialmente na Bacia do Rio São Francisco.

Confira o vídeo  do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa:

*Siga o Notícias da Lapa no Instagram e fique de olho nas principais notícias.