Nível do Rio São Francisco se aproxima dos 8 metros, e Plano de Ação Emergencial é criado em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Imagem aérea das proximidades do Morro feita do drone da Codevasf; Foto: Demétrio Rocha

O nível do Rio São Francisco  marcou 7,89 metros  no final da tarde desta quarta-feira (11), aproximando-se cada vez mais da cota da última cheia, registrada no início do ano  2007, quando o rio ultrapassou os 9 metros.

Imagem aérea do Rio São Francisco do drone da Codevasf; Foto: Demétrio Rocha

Diante da situação de alerta, a Defesa Civil Municipal de Bom Jesus da Lapa se reuniu na tarde desta quarta-feira (11), com diversas autoridades do município, para estabelecer procedimentos padrões reguladores de conduta dos órgãos setoriais, em nível municipal. São procedimentos que serão acionados na hipótese da ocorrência de uma enchente de grande magnitude, caso necessite de uma mobilização e articulação do sistema municipal.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Turismo, e contou com as presenças de várias representações:   Tenente Davi Maximiniano, 38ª CIPM; Luiz Eustáquio, CREA-BA; Claudio da Conceição  e Sub. Santana, representando a Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa; Edmildo Moreno Sobral, Defesa Civil Estadual; Luciana Aparecida, Coordenadora de Vigilância Sanitária; Salomão Vitorino, Associação dos Vaqueiros; Vereador Leonel Cardoso, Câmara de Vereadores; Gildásio Jr., Secretário Municipal de Finanças; Allan Miranda, Defesa Civil Municipal; Demétrios Rocha, pesquisador; Edna Oliveira, Secretária de Turismo;  e Lúcio Flávio, Secretário Municipal de Meio Ambiente. 

Durante as falas foi feita uma avaliação inicial do comportamento da vazão e nível do rio São Francisco na região de Bom Jesus da Lapa e Minas Gerais, através de informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas – ANA, Defesa Civil de Minas Gerais, Usina de Três Maria, Serviço Geológico do Brasil-CPRM, apresentadas por Demétrios Rocha.

Após as discussões sobre os dados, foi definido o papel de cada instituição no apoio das atividades de uma possível remoção dos moradores das ilhas e também dos animais existentes.

Foi destacando também, logo após a apresentação de um vídeo mostrando as imagens da água chegando no cais, que existe uma  grande fragilidade no dique de contenção nas margens, e que em breve será avaliado.

Já na eventual necessidade de retirada dos moradores das ilhas, ficou definido que as famílias serão alocadas no Ginásio Municipal Piaú, localizado no Bairro São Gotardo. E na manhã desta quinta-feira(12), uma equipe visitará as ilhas com apoio da Marinha, Polícia Militar e Defesa Civil Municipal. Além da intensificação dos alertas através dos meios de comunicação do município, para informar as comunidades ribeirinhas e das ilhas sobre um eventual aumento do nível do Rio São Francisco.

Foi disponibilizado também o número de telefone (77) 99991-0574, que  será atendido pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal de Bom Jesus da Lapa, Allan Miranda para atender as necessidades emergenciais das famílias de moradores das margens do Velho Chico.

 Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.