Pitágoras de Bom Jesus da Lapa é reconhecida com o selo: “Instituição Socialmente Responsável”

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), conferiu a Faculdade de Ciências Jurídicas Pitágoras Bom Jesus da Lapa, o selo da 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa consiste no reconhecimento das Instituições de Ensino Superior, com atuação no campo do desenvolvimento sustentável e bem-estar social. Assim, o Oeste da Bahia, a cidade de Bom Jesus da Lapa, foram contemplados por meio da Faculdade Pitágoras reconhecimento com a certificação “Instituição Socialmente Responsável”.

BahiaFArmShow-350x250px

A Pitágoras Bom Jesus da Lapa tem buscado se destacar não só no meio acadêmico, mas também em outras áreas que envolve políticas públicas. Dentre as realizações inscritas, destaca-se o projeto VIVÊNCIAS: DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO DO IDOSO, que objetiva o fomento para melhorias na qualidade de vida do Idoso, desde a acessibilidade dentro do município até a garantia de sua dignidade dentro das instituições em que estão inseridos.

Os acadêmicos do Curso de Direito foram instados à realização de pesquisas teóricas e de campo, levando os resultados de seus trabalhos para a Praça da Catedral da cidade, para uma AULA PÚBLICA sobre Direitos Humanos e Inclusão do Idoso, mobilizando a sociedade civil. Além de Bom Jesus da Lapa, as realidades de Paratinga, Serra do Ramalho e Riacho de Santana, também foram objetos de estudos dos acadêmicos que residem nessas localidades.

 Outro projeto destacado foi a realização do Webinário Alusivo ao Dia de Combate à Intolerância Religiosa, realizado no mês de janeiro de 2021. Sendo Bom Jesus da Lapa considerada a Capital Baiana da Fé, nada mais oportuno que partir da única Instituição de Ensino Superior que oferece o Curso de Direito no Município, abordar o tema sob a premissa dos Direitos Humanos e Fundamentais.

Além destes projetos inscritos, a Faculdade de Ciências Jurídicas Pitágoras Bom Jesus da Lapa, na esfera do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou em setembro, em parceria com Instituto Federal Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa – IFBAIANO, o SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE MEIO AMBIENTE DO TERRITÓRIO DO VELHO CHICO, abordando questões pertinentes ao Rio da Integração Nacional – o Rio São Francisco – conhecido como o Velho Chico. Os assuntos pertinentes ao tema eram debatidos entre discentes, docentes e doutores no assunto.

Também, ao longo de 2021 foram realizadas campanhas de arrecadação de alimentos e donativos para ações sociais de combate à fome. A Campanha do outubro Rosa também foi destaque, objetivando a disseminação da importância da prevenção e saúde da mulher.

No campo da religião, a Faculdade de Direito colaborou para a inclusão no calendário oficial do Santuário Bom Jesus (responsável pela 3ª maior romaria do país) a Festa de Santo Ivo, patrono dos Advogados, se tornando, dessa maneira, uma festa anual que será totalmente produzida, preparada e experienciada por acadêmicos de Direito da referida Instituição de Ensino.

“Para nós, receber este reconhecimento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é motivo de alegria e, corrobora a certeza de que nossa Faculdade de Ciências Jurídicas Pitágoras Bom Jesus da Lapa, trilha por caminhos vindouros e profícuos. Os méritos desta conquista pertencem, por justiça, a nossa Comunidade Acadêmica (Direção, Coordenação, Professores, Colaboradores, Estudantes e amigos de nossa Faculdade), que ao longo de 2021, se dedicou ao enaltecimento de nosso Curso de Direito em todos os sentidos. Entendemos que muito mais que estudantes, nossos acadêmicos são agentes de transformação social, razão pela qual, além de fomentarmos constantemente a associação da teoria à prática desde os semestres iniciais, também buscamos desenvolver o senso do compromisso e responsabilidade em prol de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais equânime, social e culturalmente reconhecida. Sermos uma Faculdade localizada no Oeste da Bahia, detentora deste reconhecimento, fruto de dedicado trabalho, nos envaidece e nos compromete a fazermos ainda mais em 2022, finalizou a Professora Jianine Pichite, Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Pitágoras Bom Jesus da Lapa, agradecendo, sobremaneira, o Professor Leandro Alex, Diretor da Faculdade, bem como Moizés Barbosa, Mantenedor da Instituição.

Amada pelos alunos e admirada pelos profissionais que dividem com ela as responsabilidades acadêmicas, Jianine também agradeceu à ABMES pela oportunidade de serem agraciados com tão relevante certificação.

FIQUE POR DENTRO: Sobre a campanha, cabe esclarecer que há 17 anos consecutivos, a certificação é realizada. A cada edição, novas adesões são inseridas à campanha. Sendo assim, o importante papel desempenhado pelas faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o país, podem mostrar de forma integrada, o trabalho que desenvolvem junto à comunidade acadêmica.

Ascom Pitágoras