Primeiras doses da vacina contra a covid-19 devem chegar em Bom Jesus da Lapa até o final de semana, anuncia Secretario de Saúde

0
GrupoSCosta-350x250px

O Secretario Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa, Euler Ramon Pereira Nogueira,  disse nesta segunda-feira, 18, por  meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, que as primeiras doses da vacina contra a covid-19, devem chegar em Bom Jesus da Lapa até o  próximo final de semana.

Segundo Euler, o governo do Estado  já entrou em contato com o município para solicitar da Secretaria Municipal de Saúde um  levantamento dos  profissionais de saúde que serão  prioridade nesse primeiro momento. E destacou que a quantidade de doses que Bom Jesus da Lapa vai receber inicialmente será muito pequena, e que a pasta  precisará ter  muita sabedoria, para poder alcançar as metas o mais rápido possível, e pediu que a população tenha paciência.

O Secretario de Saúde afirmou que o município tem aproximadamente 1.500 profissionais de saúde, entre a rede pública e privada, no entanto os profissionais não poderão ser atendidos de forma imediata, já que os idosos do abrigo dos pobres também serão prioridade. “E as doses da vacina virão para que a gente priorize aqueles que estão atuando na linha de frente. Então, a gente não vai poder atender todos os profissionais de saúde de maneira imediata, porque a gente vai ter que priorizar os nossos idosos que estão no abrigo da nossa cidade, que também foi uma solicitação do Estado da Bahia”.

“Então as doses vão estar chegando, a gente já recebeu o comunicado de primeira mão que até o final desse semana a gente já consiga ter essas doses  aqui no nosso município”, disse.

Na oportunidade, o o Secretario Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa comunicou que já existe um  plano de vacinação montado no município, que será executado segundo as regras do Ministério da Saúde. E reafirmou, que as doses que serão encaminhadas nesse primeiro  momento não serão suficientes para vacinar toda população, e nem será o suficiente para vacinar todos os profissionais da área de saúde. “A gente vai receber um quantitativo para priorizar aqueles  que estão trabalhando na linha de frente, e os idosos que estão no Abrigo dos Pobres do nosso município”, finalizou.

Doses para Bahia

A Bahia vai receber 376.600 doses da Coronavac. A divisão com a quantidade de doses por estado foi divulgada pelo Ministério da Saúde, na noite de domingo (18). Dessa forma, serão vacinadas 179.361 pessoas, considerando as duas doses necessárias e também a perda técnica que pode acontecer durante o transporte.

O número de doses não contempla o total de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da fase 1, segundo o plano de vacinação do governo do estado. Nesta fase, estão contemplados trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais, totalizando 1.791.438 de pessoas. Para atender a todas, serão necessárias 3.582.876 doses.

Segundo o Ministério da Saúde, com essas primeiras doses serão vacinadas, na Bahia, 9.788 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; 829 pessoas com deficiência institucionalizadas; 27.201 indígenas; e 142.087 profissionais da saúde, o que corresponde a 34% desse público.

A expectativa da Secretaria estadual da Saúde (Sesab) era receber 422 mil doses. De acordo com o plano divulgado pelo governo estadual, as doses serão levadas por via terrestre para as cidades da Região Metropolitana de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Mundo Novo, Itaberaba, Amargosa e Cruz das Almas. Por via aérea, a entrega será nas cidades de Gandu, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Cícero Dantas, Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Jacobina, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Boquira, Caetité, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi.

Chegada na Bahia

Na Bahia, a sede do Grupamento  Aéreo da Polícia  Militar será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão ao estado. De acordo com o Governo do Estado, o local foi escolhido  de maneira estratégica, com o objetivo  de facilitar a distribuição  do material em todo o estado, de maneira mais rápida.

Camaras frigoríficas  já  estão no Graer. De acordo com a Secretaria  de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros  da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

Curta a página do site Notícias da Lapa e fique atualizado de tudo que acontece em Bom Jesus da Lapa e região.