Queimadas já destroem quase 5 mil hectares entre pastagens e mata em Bom Jesus da Lapa; diz secretário de Meio Ambiente

0
GrupoSCosta-350x250px

 

As queimadas já causaram um prejuízo sem precedentes na história recente de Bom Jesus da Lapa. As chamas já destruíram quase 5 mil hectares de vegetação e mataram animais nativos da região. A informação foi dada pelo Secretário de Meio Ambiente lapense Lúcio Flávio Magalhães César, durante entrevista nesta quinta-feira ao Jornal da Hora na Rádio Bom Jesus FM.

Área de pastagem queimada
BahiaFArmShow-350x250px

Mais de 50 focos de incêndio colocam Bom Jesus da Lapa em risco
“Eu estou a frente da Secretaria do Meio Ambiente há oito anos, nunca presenciei [uma situação dessas], eu sou filho daqui, sou uma pessoa de uma idade avançada e nunca presenciei a quantidade de focos de incêndio”, relatou Lúcio Flávio.
Neste momento, segundo as equipes que trabalham na contenção do fogo, são mais de 50 focos de incêndio em Bom Jesus da Lapa.

Área queimada

Segundo o secretário, há um trabalho com vários homens na contenção dos incêndios. “Nós temos, PrevFogo que é do Governo Federal, o Corpo de Bombeiro Militar e a Brigada Civil. No total nós temos hoje dezoito homens nesse momento no campo que hoje tem quinze dias combatendo o incêndio”, disse.

Ele ainda falou dos prejuízos causados pelos incêndios, lamentando a situação pois “as perdas são imensuráveis”, desde pastagens, matas nativas e animais. Além disso, Lúcio ressaltou que com as queimadas há um agravamento dos casos de pessoas que com problemas respiratórios

Bombeiros civis combatendo incêndio  nas margens da BA-160  na noite desta quarta-feira

Tempo seco deve continuar
“Vai continuar, porque a previsão de chuva é só daqui há quinze dias, na segunda quinzena de outubro. É muito triste. E tantos fatores estão contribuindo pra isso”, disse o secretário.

Bombeiros Militar combatendo incêndio na localidade do Morrão na final da tarde da última terça-feira(21).

Reconhecimento aos combatentes

Lúcio disse que “esses bravos brigadistas da brigada civil do município, da Secretaria do Meio Ambiente, eles encerraram ontem às três horas da manhã. Hoje cinco e meia da manhã eu já estava com eles, praticamente não dormiram. Começamos seis horas, nesse momento [meio-dia de quinta-feira, 23] se encontram lá. Nós estamos com dezoito homens” e continuou dizendo que “é um pessoal que muitas vezes a pessoa [a sociedade] não dá valor, mas deveria reverenciá-los. Porque é um trabalho muito difícil, muito”.

Equipe da Brigada Prevfogo/IBAMA

Durante a entrevista o Secretário disse que o município está trazendo mais bombeiros. Militares especialistas em incêndio florestais, para ajudar no trabalho de contenção das chamas. Por conta do tempo seco, mesmo com a atuação dos brigadistas, há um risco das chamas avançarem.

Bombeiro da Brigada da Prevfogo/IBMA combatendo incêndio na divisa do município de Bom Jesus da Lapa com Paratinga.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.