Representantes do Distrito de Irrigação Formoso participam de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente

0
GrupoSCosta-350x250px

Via Assessoria Comunicação DIF

Foto: DIF

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, Titular e Suplente, Antônio Márcio e Ervino Kogler, representando o Distrito de Irrigação Formoso da CODEVASF e o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, participaram da reunião do Comitê na quinta-feira (06) na cidade de Santa Maria da Vitoria para deliberar sobre medidas de proteção às águas fluviais que integram a Bacia, que abastece o Perímetro Irrigado Formoso através do Rio Corrente. O DIF passou a ter uma cadeira de membro titular, no dia 04 do mês de Agosto deste ano.

Membro suplente do Comitê, o produtor Ervino Kogler, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa destaca: “como irrigantes e usuários das águas do Rio Corrente temos a obrigação de participar do Comitê da Bacia, o qual tem um papel importante no processo do uso racional dos recursos hídricos bem como a preservação destes recursos. Precisamos garantir, além de tudo, sua manutenção e acesso para as gerações futuras”, ressaltou.

Foto: DIF
BahiaFArmShow-350x250px

O presidente do DIF, Sr. Antônio Márcio, menciona que “foi uma reunião muito proveitosa, muitas discussões, e a oportunidade de apresentar como o Perímetro Formoso esteve, e como está hoje. É necessário defendermos esse combustível (água) para a nossa sobrevivência”, destacou.

“Precisamos traçar metas mais concretas. Partirmos para aquilo que nós precisamos fazer, já que  não podemos ficar só na conversa”.

“Com relação ao projeto Formoso, defendemos uma bandeira que precisamos construir algum sistema ao longo do Rio Corrente, de maneira que possamos segurar a água da melhor forma possível. Porque quando o Rio São Francisco tem muita água (nível satisfatório) nós não temos problemas, pois, o Rio Corrente se mantém em um nível que favorece a captação do Perímetro Formoso. O rio São Francisco funciona como um dreno controlando o nível do Rio Corrente. Já ficou definida a próxima reunião e no meu modo de pensar precisamos partir para a ação, discutir pontos necessários para a preservação do Corrente no comitê, da melhor forma possível”, reforçou.

O Sr. Antonio Márcio agradeceu a todos os membros do Comitê da Bacia pela participação. Ervino Kogler, do Sindicato dos Produtores Rurais e membro suplente do Comitê, Enderson, Gerente-Executivo do DIF e a CODEVASF responsável pelo Formoso, como peças importante na construção desses projetos.