Rio São Francisco: Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa realiza Dia da Limpeza

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Agência  Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa (AgBJLapa), no oeste da Bahia,  realizou na manhã deste sábado (18), uma maratona de limpeza nas margens do Rio São Francisco em celebração ao World Cleanup Day 2021 (Dia Mundial da Limpeza).

BahiaFArmShow-350x250px

A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos que prejudicam o Velho Chico. O Dia da Limpeza contribuindo com a preservação aconteceu nas orlas Coroa e Barrinha.

Durante a ação foram  retirados diversos resíduos sólidos do rio, totalizando aproximadamente meia tonelada de lixo. Houve a triagem dos resíduos, que posteriormente, foram encaminhados às empresas de coleta seletiva do município.

O evento  contou com as participações  do 20º Grupamento de Bombeiros Militar,  Secretarias municipais de Meio Ambiente e da Infraestrutura,  Colônia de pescadores de Bom Jesus da Lapa,  Associação Quilombola da Barrinha,  Associação de Moradores da Ilha da Canabrava,  além de contar também, com a participação de moradores locais que acompanharam a divulgação nas rádios Baiana FM, Bom Jesus FM e Nova Lapa FM e resolveram colaborar com essa ação de suma importância para preservação do Velho Chico, bem como para a conscientização da sociedade quanto aos impactos do lixo marinho no meio ambiente. A ação  contou com divulgação e cobertura do site  Notícias da Lapa e do Portal Nova Lapa.

De acordo o Comandante da AgBJLapa, Capitão Robson Parada da Silva,  o World Cleanup Day 2021 (Dia Mundial da Limpeza) é uma  ação cívico-social que ocorre em âmbito mundial, e  tem como objetivo principal combater o descarte irregular de resíduos sólidos no  meio ambiente de uma maneira geral. “A Marinha do Brasil ela foca as suas ações no ambiente marinho, e alinhada no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, ela tem realizado essas ações nos últimos dois anos para conscientizar a sociedade sobre os impactos que ocorrem em virtude desse descarte irregular”, e lembrou: “esse evento faz  parte do início das comemorações da Marinha pelos 200 anos da nossa independência”.

O Comandante destacou  ainda, que  a AgBJLapa participou no ano passado  com todo o seu efetivo e viaturas, retirando mais de 300kg de lixo. Já  esse ano, teve o envolvimento maior da população.

De acordo Edna Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  o evento promovido pela AgBJLapa, Dia Mundial da Limpeza no Rio São Francisco,  tem uma  importância muito grande, “pois  chamar atenção da sociedade pra esse cuidado com os nossos rios e os problemas  que a poluição pode causar”. Na oportunidade ela fez um apelo para  todos os frequentadores da praia da Coroa,  Barrinha das  ilhas, para que não jogueoa lixo nas margens do Velho Chico, e se jogar, não deixar de recolher. E finalizou afirmando que a Secretaria de Meio Ambiente irá instalar  placas   na Barrinha e na Praia da Coroa  para reforçar as ações de conscientização e educação ambiental.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é um dos maiores movimentos atuais na área ambiental, que congrega mais de 100 países em todo o mundo por um planeta mais limpo. A Marinha do Brasil, responsável pela proteção da Amazônia Azul, participa do Dia Mundial da Limpeza, empregando seus navios, embarcações e pessoal em diversos pontos do país, com o objetivo de contribuir para a preservação dos mares, rios e lagos, bem como para a conscientização da sociedade quanto aos impactos do lixo marinho no meio ambiente.


Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.