Rio São Francisco continua subindo e se aproxima de cheia histórica em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Rio São Francisco é, sem dúvida, um dos mais importantes cursos de água do Brasil. Com 2.863 km de comprimento, ele passa por cinco estados e 521 municípios, sendo o principal recurso de sustento para muitas comunidades. No entanto, o que é motivo de alegria também pode gerar desespero. Com as fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais dos últimos dias, houve um grande aumento do volume de água do rio.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível da água se encontra a oito metros e 24 centímetros acima do normal e, para algumas comunidades ribeirinhas, está ligado o sinal de alerta. Esta é a situação vivenciada no município de Bom Jesus da Lapa,  que enfrenta pontos de enchentes nas regiões próximas às margens do rio e seus afluentes.

BahiaFArmShow-350x250px

Depois de superar a cota  de 2020,  e alcançar a maior cheia dos últimos 14 anos na cidade de Bom Jesus da Lapa, o Rio São Francisco continua subindo de forma considerável no município, chegando a 8,42 metros na manhã desta quinta-feira(13), conforme  dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte sobre o Rio São Francisco.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Com a cheia, várias famílias ribeirinhas  tiveram que deixar suas casas no município. Já na sede, o quinto quiosque do bairro da Barrinha  começou a ser inundado  nesta quinta. E com a cheia projetada para se estender até o mês abril, a situação exigirá ainda mais atenção das autoridades.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Nos próximos dias  o rio São Francisco poderá ter uma das maiores cheias da década.  Isso porque  as  comportas da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Maria  serão abertas a partir de sexta-feira (14) e permanecerão abertas até o dia 17 de janeiro, de acordo com a Cemig.

Confira as imagens do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa