Secretaria de Meio Ambiente  realiza reunião de alinhamento para início das ações integras da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMEIA) de Bom Jesus da Lapa, reuniu diversas entidades públicas na tarde desta quinta-feira (19), no Auditório das Comissões da Câmara Municipal de Vereadores, para definir a logística do início da execução das ações integradas da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios de 2021, visando reduzir os impactos ambientais resultantes das queimadas, urbanas ou rurais,  no período de estiagem.

O objetivo da reunião é implementar uma atuação integrada articulada nas sede e nas comunidades rurais para a prevenção e combate às queimadas, controle e fiscalização.

Estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiro Militar Ten Cel Admilson Cerqueira, às Secretarias de Meio Ambiente, de Transporte e Interior, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, GCM, Polícia Militar, Prevfogo/Ibama, Brigada Civil Municipal, Distrito de Irrigação Formoso, SAAE, Associação do Quilombo Rio das Rãs e representantes da Câmara Municipal que também irão atuar no apoio da  ação.

BahiaFArmShow-350x250px

O período de realização da Campanha, é até o início das chuvas que geralmente acontece em outubro.

A campanha, será realizada com blitz educativas em alguns pontos da cidade, e através de rádios e redes sociais para contemplar moradores da zona rural e urbana, tendo o contato direto com a população e também sensibilizando-a não utilizar o fogo nas propriedades urbanas e rurais.

“Que ações como essas, mais principalmente a educação ambiental venha promover a conscientizar de todos na preservação do meio ambiente que são de extrema importância. E no combate às queimadas deve ser um esforço conjunto, de todas as esferas e, também, da população. Precisamos da conscientização de cada um. O Secretário ressaltou ainda, que a Semeia realiza ações de Fiscalização ambiental preventivo contra as queimadas ilegais e desmatamento em cumprimento a lei ambiental”, destacou o secretário da Semeia, o Agrônomo Lúcio Flávio.

No final da reunião foi criado um GT – Grupo de Trabalho, para tratar da logística das questões de planejamento estratégico e ações de prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem. Um período crítico que infelizmente, se tornou uma situação recorrente que se repete invariavelmente entre os meses de julho a setembro.