Sindicato dos Produtores Rurais é criado no Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa; entidade já nasce forte

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foi criado nesta quarta-feira (24) o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Oeste da Bahia, o que representa um marco histórico para a categoria, que já almejava este objetivo a vários anos.

Atendendo ao Edital de Convocação para Assembleia Geral, emitido pela Comissão Pró-Fundação, produtores do Perímetro Irrigado Formoso lotaram o auditório do Distrito na Vila do Setor 33, para participar da assembleia, discutir, criar e aprovar o estatuto, eleger a sua diretoria e tratar da filiação do sindicato, recém criado, a Federação da Agricultura (FAEB) e Pecuária da Bahia e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Participaram também o Superintendente da Codevasf Harley Nascimento e o Presidente do DIF, Sr. Antônio Márcio.

Harley Nascimento Xavier – Superintende da CODEVASF de Bom Jesus da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Para o  Superintendente da Codevasf, Harley Xavier, a criação do Sindicato é um grande marco no município de Bom Jesus da Lapa, e vai possibilitar construir a diversas a ações,  em especial a assistência técnica para os produtores do  Projeto Formoso, por ser o principal meio de acesso ao Ministério da Agricultura, Senar e CNA.  E destacou a grande participação dos produtores na primeira assembleia.

Ele agradeceu pelo empenho de todos, e relembrou como a proposta para a  fundação do Sindicato começou, a partir das busca da Codevasf por assistência técnica para o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso. Ficando claro, que a única forma de conseguir apoio e assistência seria por meio da criação da entidade, com pessoas sérias assumindo esse compromisso, citando o nome de Ervino.

De acordo com Ervino Kogler, presidente recém eleito, o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, já é uma vontade de muitos produtores a alguns anos e passa a ser agora, a instituição que representa a classe do Produtor Rural.

Na avaliação de Ervino, o produtor está sendo injustamente massacrado por parte da mídia brasileira e é preciso mudar isso. “Damos duro no campo para produzir alimentos, nossa fábrica está a céu aberto sujeito a inúmeras intempéries. Nossa atividade não é fácil e deveríamos ser mais valorizados”, disse.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa foi criado no Projeto Formoso, mas atenderá todos os produtores da cidade. “Nosso Sindicato foi criado no Projeto Formoso e o mesmo vai atender todos os produtores do município”, explica Ervino Kogler.

Para fazer parte do SPR de Bom Jesus da Lapa, qualquer pessoa que tenha como sua renda principal a agricultura pode se associar e ter acesso aos benefícios que a instituição vai trazer.

O presidente esclarece que o primeiro objetivo após a conclusão dos trâmites legais da fundação, é buscar assistência técnica a todos os produtores do perímetro irrigado através de parcerias com a FAEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, ligado a CNA.

“O Sindicato pretende estar sempre de mãos dadas com o Distrito de Irrigação, bem como a Codevasf , representados pelo Sr Antônio Márcio e Harley Nascimento. Lembrando que ambas foram de extrema importância na constituição do Sindicato.

Antonio Márcio – Presidente do DIF

“Diria que o que está acontecendo hoje é mais uma vez o inicio de uma etapa dos trabalhos que iniciamos dentro do Projeto com a CODEVASF e com os produtores no sentido de alavancar o Formoso e o Distrito de Irrigação que é a casa do Produtor.  O sindicato não será um sindicato do Formoso será de Bom Jesus da Lapa. Precisamos trabalhar daqui para frente para que seja sempre um sindicato forte”, disse o Sr. Antônio Márcio, Presidente do Distrito de Irrigação Formoso.

Ruy Dias – Representante da FAEB e Ervino Kogler

A Assembleia de fundação foi acompanhada pela FAEB – Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia, pelo seu Diretor de Desenvolvimento Agropecuário, Sr. Ruy Dias, que ajudou a conduzir os trabalhos e tirou as dúvidas dos produtores presentes.

O representante da FAEB, explica que o Sindicato é o braço institucional que defende o interesse político classista do produtor rural, para questões fundiárias, renegociação de dívidas, emergências, secas, perdas de lavouras, entre outros assuntos.

O Sindicato dos Produtores Rurais está presente em grandes cidades produtoras como Luís Eduardo Magalhães (BA) e Petrolina (PE), sendo uma entidade forte na defesa dos interesses dos produtores e que promove diversos cursos de qualificação para a classe.

“Acreditamos que será um Sindicato forte e com muitos associados e aberto a todos os produtores”, conclui o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Teobaldo Kogler.