Temperaturas passaram de 40ºC pelo segundo dia consecutivo em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A população de Bom Jesus da Lapa tem sofrido com a seca e com o calor intenso nas últimas semanas na cidade. Pelo segundo dia consecutivo, as temperaturas passaram dos 40ºC na região.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com os dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na tarde desta terça-feira (5), o termômetro marcou máxima de 40,8ºC. Nesta quarta-feira (6) o tempo continuou extremamente quente, com máxima de 40,5ºC.

Nos dois dias, as temperaturas registradas na cidade ficaram entre as maiores do país nos municípios monitorados pelo Inmet. Na terça-feira, o município mais quente foi Caxias, no Maranhão, com máxima de 41,5ºC. Montalvânia, São Romão e Araçuaí, ambas em Minas Gerais, vieram na sequencia, com máximas de 40,9ºC na duas primeiras e de 40,8ºC na terceira, empatada com Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto apareceu na quinta colocação com 40,7ºC.

Na quarta-feira, Caxias voltou a registrar a maior temperatura, com máxima de 40,6º, um décimo a mais do que Bom Jesus da Lapa e Formosa do Rio Preto. Cuiabá, capital do Mato Grosso, apareceu na quarta colocação com 40,4ºC.

Outro município baiano com registros de altas temperaturas é Barreiras, no Oeste do Estado. Nos dois últimos dias as máximas chegaram aos 39,6ºC.

Várias cidades da Bahia estão sem registros meteorológicos oficias por conta de panes nas estações do Inmet. O órgão está com dificuldades financeiras para realizar a manutenção dos equipamentos. Em Bom Jesus da Lapa, a estação voltou a funcionar no início da semana depois de meses inoperante.

Chuvas

Depois de muitos dias de calor extremo, deve voltar a chover em Bom Jesus da Lapa na próxima semana. Os modelos meteorológicos estão apontando para a possibilidade de chuvas a partir de segunda-feira (11). No entanto, os volumes esperados não são considerados expressivos. Informações Agência Sertão.