Trecho da BA-160 entre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Malhada volta a ser tema de debate da Câmara de Vereadores

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Moradores do distrito de Parateca realizando por conta própria o serviços de tapa buraco na BA-160, alegando dificuldade na trafegabilidade e falta de suporte do poder público.

A situação crítica da BA-160 no trecho entre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Malhada há muito tempo não é  novidade,  por ser  um problema frequente na vida das pessoas que precisam usar essa via, sendo motivo de várias denúncias nos últimos anos. Onde moradores de  mais 19 comunidades no interior do município, de uma região remanescente de Quilombolas, convivem com essa situação há quase 20  anos.

Aguardando a recuperação, a estrada voltou a ser tema de debates na Câmara de Vereadores. Na sessão realizada na manhã desta terça-feira(2),  o vereador Davi do Quilombo(PT), apresentou outro  requerimento solicitando mais uma vez  a recuperação da referida via, que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada, que foi aprovado  pelos edis. O trecho da via entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga foi recuperado no ano de 2020.

BahiaFArmShow-350x250px

“Senhor presidente, eu venho hoje aqui nessa plenária clamar mais uma vez nesta tribuna – dizer que nosso povo quilombola, nosso povo dos assentamentos, pede socorro sobre a questão dessa BA-160. Todo mundo sabe, e nós somos conhecedores das dificuldades que nosso povo tem para transitar nessa BA, muitas vezes já perdemos várias vidas. Várias mulheres já deram à luz nessa estrada, devido a péssima condição da estrada.

O parlamentar solicitou o apoio dos colegas na aprovação do requerimento, e destacou que a solicitação será encaminhada tanto para o Governador Rui Costa, como também para o Senador Otto Alencar , o deputado Jorge Solla e o Secretário de Infraestrutura Marcos Cavalcante. Ele lembrou que todas as vezes que o governo veio à cidade de Bom Jesus da Lapa as comunidades quilombolas e assentamentos estiveram presentes cobrando a recuperação da via, mas nunca foram atendidos. E disse que a estrada pode ser recuperada, já que acendeu  uma luz no “fim  do túnel” depois da última visita de Rui Costa no município.

“Acendeu uma luz no fundo do túnel. Depois da vinda do governador aqui na nossa cidade, nós cobramos fortes e firmes juntos com os assentamentos e quilombos existentes nas margens esquerda e direita da BA-160, e ele sinalizou, graças a Deus, que vai fazer a estrada”, disse Davi.

No uso da fala o  vereador Coriolano de Souza(DEM)  fez duras críticas ao governos do PT, que segundo ele está  está há quase 16 anos no comando da Bahia e não recuperou a BA-160.”Nós tivemos oitos anos do governo Wagner, e agora vamos pra oito de Rui Costa, e justamente vocês da área quilombola que ficaram esquecidos por esse governo, os dois governos do PT, governo estadual”.

O parlamentar lembrou que a última vez que a BA passou por recuperação foi nos anos 90, por meio do DERBA, e depois disso voltou a ser esquecida. Cori disse ainda, que a região quilombola que depende da via, sempre votou nos governos do PT, e mesmo assim, estão sofrendo nesses quase 16, diante da situação da estrada. “É uma das reivindicações mais justas do nosso município, já que é uma das piores rodovias de âmbito estadual que cobre o nosso município”.

O vereador Zenilton Rodrigues(PP), destacou que o Legislativo  sempre cobrou e participou juntos com os moradores da região das cobranças para a recuperação da BA-160, e na última manifestação, o Governo do Estado alegou que não tinha recurso para realizar a obra, e infelizmente a situação da via só piorou. E disse que a possibilidade de recuperação, atende um clamor do povo, e “que antes tarde do que nunca”, já que o importante é o benefício chegar.

Ernesto Fraga(Avante) disse que espera que o vereador Davi seja atendido, considerando a quantidade de anos que o povo quilombola espera pelo benefício. “Um povo que em todos esses anos de governo do PT nunca foram lembrados por esse  governo que aí está”.

Ele afirmou que espera que o governo cumpra o que prometeu com os moradores da região, que há muito anos sofrem para chegar na sede do município, diante de uma “estrada  intransitável”.

O vereador Gedson Nascimento(PSC) destacou a importância da aprovação do requerimento do colega, já que a necessidade da recuperação da BA-160 é urgente. “Já é uma luta antiga do ex-prefeito Eures Ribeiro, que há muito tempo vem lutando”. Ele disse que esteve com o ex-prefeito Eures e o vereador Davi em uma localidade do município de Malhada, e os moradores pediram para o ex-prefeito continuar lutando pela via.

O vereador Jair do Leocádio(PSDB) afirmou que o governador abandonou suas bases eleitorais quando recuperou uma parte da BA-160, entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga, e deixou a parte que liga o município à Malhada de lado. Ele disse, que os moradores de todas as comunidades quilombolas e assentamentos do município de Bom Jesus da Lapa que precisam transitar pela via votaram no PT, e mesmo assim estão sem o direito de ir e vir há muito anos.

Já o vereador Nerivaldo Rodrigues(PT), destacou que de fato teve uma passividade por parte do ex-governador Jaques Wagner e do atual governo Rui Costa com o trecho da BA-160, mas frisou a luta do vereador Divi, destacando que o que importa é o presente, e que tem certeza as reuniões e cobranças que foram feitas, a via será recuperada.

O vereador afirmou que viu um discurso político de alguns colegas, no entanto esquecem que antes do governo do PT, Bom Jesus da Lapa e a região oeste era esquecida, e que o único município que recebeu atenção especial foi Luís Eduardo Magalhães. “Certos tipos de discursos a gente tem que ser um pouco coerente”.

No seu discurso, o presidente da Casa, Eduardo Filho, afirmou que tem certeza que a BA vai ser recuperada, já que o vereador Davi, juntamente com o ex-prefeito Eures Ribeiro e o prefeito Fábio Nunes reuniram com o governador Rui Costa, para agilizar o processo. Ele também afirmou, que o período é político, e muita gente tá querendo aproveitar disso, já que o PT fez muito pela região quilombola de Bom Jesus da Lapa. “Realmente nessa parte da estrada deixou a desejar, mas vossa excelência[vereador Davi] sabe que antes do PT a região do senhor não tinha nada”.

“Eu acredito que alguns que usaram a fala aqui não conheciam a região dos quilombos antes das administrações do PT,  em parceria com o ex-prefeito Eures Ribeiro – e dizer que os governadores do PT fez muito por nosso município, e eu tenho uma lista de ações muito importante, e a gente não pode esquecer disso: aeroporto, leitos de uti, Colégio Militar, em partes já fez a BA-160, Colégio Estadual que está fazendo uma reforma e ampliação espetacular”. Então, o senhor sabe que o povo da sua região votou no PT por gratidão, e vai continuar votando, porque eles sabem que vossa excelência, o ex-prefeito Eures Ribeiro,  e com parceria dos governadores do PT fez por aquela região”.