UFOB promove curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Os próximos meses serão de muito aprendizado para os 100 selecionados no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. Promovido pela UFOB, a ação pretende capacitar professores, coordenadores e gestores de escolas Quilombolas do Território do Velho Chico, com polo Bom Jesus da Lapa, e Território Chapada Diamantina, com polo em Seabra, articulando conhecimentos requeridos na Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008 e nas Diretrizes Curriculares, Nacional e Estadual, para Educação Escolar Quilombola.

BahiaFArmShow-350x250px

As aulas inaugurais do curso serão ministradas nesta sexta (8) e sábado (9), em Bom Jesus da Lapa e Seabra, respectivamente, com representantes da UFOB, secretarias municipais de educação e do movimento quilombola. Haverá também palestra sobre “Confluências, contracolonização e educação quilombola: um diálogo com Nêgo Bispo”, ministrada por Shirley Pimentel de Souza, pedagoga do IFBA. O Curso Com duração total de 180 horas, o curso de aperfeiçoamento está dividido em seis módulos. Será realizado entre os meses de fevereiro a julho de 2024, com encontros presenciais uma vez por mês, às sextas-feiras e aos sábados, em comunidades quilombolas localizadas nos polos de Bom Jesus da Lapa e Seabra.

O Curso baseia-se no princípio da Pedagogia da Alternância e busca assegurar uma educação antirracista, diferenciada e contextualizada com os modos de ser, fazer e lutar dos quilombolas. É uma realização da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB em parceria com Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC e conta com apoio dos movimentos quilombolas. É coordenado pelas docentes do Centro das Humanidades Napoliana Pereira Santana, Mayana Rocha Soares e Miranice Moreira da Silva. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  [email protected].