Bolsonaro admite que TCU não fez relatório sobre mortes: ‘Quem fez fui eu’

0
GrupoSCosta-350x250px
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta terça-feira (8) que “errou” ao atribuir ao Tribunal de Contas da União (TCU) um documento que questionaria 50% dos registros de morte por Covid-19 no Brasil. Bolsonaro foi desmentido pelo órgão, que nega ter produzido o material.

O presidente, no entanto, voltou a falar que há indícios de supernotificação no número de mortes por coronavírus no país e disse ter acionado a Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar as suspeitas.

“O TCU está certo, eu errei quando eu falei tabela, o certo é acórdão”, disse na saída do Palácio da Alvorada.

BahiaFArmShow-350x250px

“O próprio TCU dizia que essa Lei Complementar poderia incentivar uma prática não desejável de supernotificação de Covid para aquele estado ter mais recurso. A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU”, acrescentou Bolsonaro ao referenciar uma lei do ano passado que estabelece que a divisão de parte dos recursos federais enviados a municípios e estados deveria seguir critério de taxa de incidência da doença.

Com a fala, Bolsonaro aponta que a conta de que 50% das mortes registradas em 2020 não teriam sido causadas pela doença foi de sua autoria.

Na segunda-feira, o TCU divulgou um comunicado que desmentia Bolsonaro. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, diz a nota.

Via Bahia Notícia