Bolsonaro defende ‘Lava Jato da Educação’: ‘Há algo errado acontecendo’

0
GrupoSCosta-350x250px

jairbolsonaro_arma_decreto-e1551722584985

O presidente Jair Bolsonaro publicou em seu perfil no Twitter, na manhã desta segunda-feira, 4, um post em que defende a instauração de uma “Lava Jato da Educação”. Segundo ele, o Brasil gasta mais em educação que os países desenvolvidos, em relação ao PIB.

BahiaFArmShow-350x250px

O presidente argumenta que no ano de 2003, o Ministério da Educação (MEC) gastava uma média de R$ 30 bilhões com a pasta, já em 2006 passou a gastar cerca de R$ 130 bilhões, um aumento de mais de quatro vezes. Apesar disso, o país ocupa as últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

“Há algo de muito errado acontecendo: as prioridades a serem ensinadas e os recursos aplicados. Para investigar isso, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia e Controladoria Geral da União, criaram a Lava-Jato da Educação”, afirmou o presidente na publicação.

Jair Bolsonaro alega que existem indícios muito fortes de que a máquina está sendo usada para manutenção de algo que não interessa ao Brasil. “Sabemos que isto pode acarretar greves e movimentos coordenados prejudicando o brasileiro”. E complementa: “Em breve muito mais informações para o bem de nosso país”.

Antes dessa manifestação nas redes sociais, o presidente já havia publicado na noite do último domingo, 3, uma cobrança de fiscalização da MP 873. O pagamento da contribuição sindical voluntária, antes descontado diretamente no salário dos trabalhadores, agora só poderá ser feito mediante boleto bancário.

Bolsonaro afirmou que a medida não agradou aos líderes sindicais, e pediu fiscalização do pleito, evitando, assim, que a MP expire, ou seja derrotada no Congresso. A Medida Provisória tem um prazo de 120 dias para ser apreciada junto ao Parlamento.