Fique ligado! Começa a contagem regressiva para o Enem

0
GrupoSCosta-350x250px

enem

Começou a contagem regressiva para a edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 4 de novembro, estudantes de todo o país que tem como principal objetivo ingressar no ensino superior participarão do primeiro dia de provas. Na ocasião, serão aplicadas 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da tão temida redação. A segunda parte do exame ocorre no dia 11 também de novembro, quando os participantes deverão responder 45 questionamentos de matemática e outros 45 sobre ciências da natureza.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os locais de prova serão divulgados nesta segunda-feira (22/10). Para conferir as informações, os interessados devem acessar a página do participante ou fazer a consulta pelo aplicativo Enem 2018. Os dados constarão no cartão de confirmação de inscrição, que também informará o número do inscrito, data e horário da aplicação do exame, se há solicitação de atendimento especializado e a opção da língua estrangeira escolhida pelo candidato.

BahiaFArmShow-350x250px

dicas_enem_2018_1B1

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 5,5 milhões de pessoas façam o Enem neste ano. A 20ª edição do exame recebeu 6.774.891 inscrições e tem 5.513.662 (81,3%) participantes confirmados para os dois dias de prova. No dia 14 de novembro, serão divulgados os gabaritos e os cadernos de questões. Os resultados finais devem anunciados em janeiro de 2019, porém uma data ainda não foi definida.

Maratona
Nos dias de aplicação da avaliação, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). No primeiro dia de testes (4/11), os participantes terão cinco horas e meia para resolver as questões – o exame começa às 13h30 e o horário previsto para o término é 19h.

No domingo seguinte, dia 11, as provas devem ser respondidas entre 13h30 e 18h30. Anteriormente, o segundo dia do exame, dedicado a parte de disciplinas exatas, acabava às 18h. Mas, após participantes criticarem o curto período para solucionar as questões, foram acrescentados 30 minutos ao tempo total na edição deste ano.

Horário de Verão
Quem for fazer o Enem 2018 deverá ficar atento ao horário brasileiro de verão, que entra em vigor coincidentemente no primeiro dia de provas. Ou seja, em 4 de novembro, os ponteiros do relógio serão adiantados em 1 hora. A novidade confirmada pelo Palácio do Planalto na segunda-feira (15) ocorrerá nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Ao todo, o Brasil terá quatro fusos durante a vigência do horário de verão. Contudo, o fechamento dos portões para os candidatos do Enem ocorrerá na mesma hora, acompanhando o horário oficial de Brasília (13h). Diante disso, é importante conferir horário e local de prova para não correr o risco de perder a avaliação.

prepara

No dia da prova
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame em todo o país, ao comparecer ao local de prova é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto. Candidatos sem documentação não poderão fazer o exame. Também não serão aceitos documentos em formatos eletrônicos.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Lápis, lapiseira, canetas feitas em outros tipos de materiais, borrachas, apontadores, réguas e equipamentos eletrônicos, como calculadoras e smartphones, não serão permitidos. Os tipos de documentação aceitos e a lista completa de elementos que não poderão ser levados nas respectivas datas podem ser conferidos no site do Enem.

Para garantir um bom desempenho dos candidatos, o Inep permite que os participantes levem alimentos e bebidas (não alcoólicas) para as salas de aplicação dos testes.Uma dica dada pelo coordenador psicopedagógico geral do Alub Pré-Enem, Leonardo Silvério, é se hidratar e ingerir alimentos leves, para evitar sono, fadiga e indisposições digestivas na hora da prova. Além disso, o especialista sugere que os participantes façam “exercícios físicos como caminhada e bicicleta para aliviar o estresse e desintoxicar o corpo a fim de dar mais resistência física e psicológica para o dia do exame”.Confira, abaixo, outras dicas importantes, e boa sorte! 

Informações do Metrópoles