Governo Lula tem aprovação de 35%; 33% reprovam gestão, diz Datafolha

0
GrupoSCosta-350x250px

 

(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado como ótimo ou bom por 35% dos brasileiros, enquanto 33% o classificam como ruim ou péssimo. Esses são os números da nova pesquisa Datafolha, divulgada na tarde desta quinta-feira (21). Eles mostram ainda que há empate entre os dois grupos na margem de erro, que é de dois pontos para mais ou menos. Para outros 30%, o desempenho é regular.

De acordo com o levantamento, a avaliação positiva do governo oscilou negativamente. Na pesquisa anterior, em dezembro, os que classificavam a gestão como boa ou ótima somavam 38%. Os que consideravam a gestão como ruim ou péssima eram 30% e outros 30% a classificavam como regular. No primeiro ano de mandato do petista, não houve variação significativa na percepção sobre a gestão.

BahiaFArmShow-350x250px

Os números foram divulgados pelo jornal “Folha de S. Paulo”, que contratou a pesquisa. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 147 cidades do Brasil. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa mostra que o petista teve oscilações negativas — em relação a pesquisa anterior — em segmentos como os evangélicos e entre a classe média, além de grupos como os homens e os eleitores do Sudeste. Segundo o Datafolha, o resultado sugere um cansaço da opinião pública apesar da estabilidade nos resultados de pesquisa.

As oscilações são menores em grupos como os católicos, as mulheres, os que recebem até dois salários mínimos e entre os nordestinos, o que sugere maior estabilidade do gestão.