Pesquisa aponta que 89% dos brasileiros reprovam ataques golpistas do 8 de janeiro

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um ano após a sede dos Três Poderes, em Brasília, ser invadida e depredada durante os ataques golpistas do 8 de janeiro, 89% dos brasileiros reprovam as invasões e 6% afirmam aprovar o episódio.

Os dados foram coletados pela pesquisa Quaest, divulgada neste domingo (7). Outros 4% dos consultados não souberam ou não quiseram responder.

BahiaFArmShow-350x250px

Foram realizadas 2.012 entrevistas com brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 14 e 18 de dezembro. A margem de erro corresponde a 2,2 pontos percentuais, para mais e para menos.

Em comparação com um episódio semelhante, a invasão ao Capitólio, os brasileiros repudiam mais o ataque à democracia do que os norte-americanos. Pesquisas conduzidas pela YouGov nos Estados Unidos mostram que a aprovação aos ataques ao Capitólio subiu de 9% para 14% após um ano. Em levantamento no mês passado, essa taxa chegou a 19%.

A nova coleta sobre o 8 de janeiro apresenta uma queda na desaprovação e aumento na aprovação. No primeiro levantamento realizado pela empresa, 94% desaprovavam a invasão golpista, 4% aprovavam e 2% não sabiam ou não queriam responder.