Reaproximação Brasil-EUA: Lula e Trump discutem tarifas e sanções em encontro na Malásia

0
Banner GIF
Banner GIF
Foto: Ricardo Stuckert

Neste domingo (26), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se encontraram na Malásia para iniciar negociações sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro, que durou cerca de uma hora, é um marco na reaproximação das relações entre Brasil e EUA, após um período de tensões políticas.

Em suas redes sociais, Lula celebrou a reunião, destacando que a conversa foi “franca e construtiva” e que foram discutidas possíveis soluções para os desafios comerciais e econômicos entre os dois países. O presidente brasileiro também mencionou que o encontro abordou temas relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além das tarifas e sanções aplicadas a autoridades brasileiras.

“Foi uma ótima reunião com o presidente Trump. Discutimos de forma aberta a agenda econômica bilateral e decidimos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para buscar soluções para as tarifas e as sanções”, afirmou Lula em seu Instagram.

Trump, em entrevista coletiva, se mostrou otimista com as negociações, afirmando que acredita ser possível alcançar acordos favoráveis para reduzir as tarifas. “Acredito que vamos conseguir firmar bons acordos e ter um relacionamento muito bom”, disse o ex-presidente dos EUA.

Ambos os líderes estavam presentes na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na qual Brasil e EUA são países convidados. O encontro reflete a disposição de ambos os governos em resolver as questões comerciais pendentes e restabelecer um relacionamento mais estreito.