Todos os brasileiros com mais de 18 anos estarão vacinados até o fim do ano, garante o ministro da Saúde

0
GrupoSCosta-350x250px
“Nós vamos vacinar a nossa população e pôr fim ao caráter pandêmico dessa doença”, afirmou o ministro Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a Covid-19 até o fim do ano, afirmou neste sábado (12) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele participou de um evento sobre o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita e reforçou aos médicos o que já havia adiantado durante sessão no Senado no dia 8 deste mês.

“Este ano, a despeito das condições ainda complexas na assistência à saúde, o Ministério da Saúde já contratou 600 milhões de doses de vacina, de tal maneira que a população acima de 18 anos será vacinada até o fim do ano. Isto eu posso assegurar. Somente em junho, nós vamos distribuir mais de 40 milhões de doses de vacina. Nós estamos antecipando doses”, frisou o titular da pasta, por videoconferência.

O ministro da Saúde lembrou também que o acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fiocruz já foi firmado, o que permitirá, em breve, vacinas produzidas a partir do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) nacional.

“Nós já temos 200 milhões de doses da Pfizer contratadas e 100 milhões dessas doses estarão disponíveis até setembro. Outros 100 milhões de doses estarão disponíveis até dezembro. E avança o contrato para mais 100 milhões de doses da [vacina da empresa] Moderna. Então, isso é a certeza que nós vamos vacinar a nossa população e pôr fim ao caráter pandêmico dessa doença”, declarou o ministro.