Primeira etapa de vacinação contra COVID-19 começa nesta quarta-feira em Bom Jesus da Lapa

0
LojaoCosta-350x250px

Após aprovação das vacinas pela Anvisa no último domingo começou a distribuição das doses nos estados e município de todo Brasil.

O prefeito Fábio Nunes, com o secretário de saúde Euler Nogueira e Laís Sento-Sé da Vigilância em Saúde foram até Santa Maria da Vitória buscar as doses destinadas ao município.

Tendo em vista a urgência do início da vacinação a prefeitura de Bom Jesus da Lapa com a Secretaria Municipal de Saúde elaboraram um Plano de Vacinação para o município para que se tenha a preparação dos setores da sociedade para o ato.

LojaoCosta-350x250px

Estiveram envolvidos na criação do Plano de vacinação: Diretoria da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, atenção básica, atenção especializada e o secretário municipal de saúde Euler Nogueira. Além do suporte logístico já previamente firmado da prefeitura.

O prefeito Fábio Nunes, com o secretário de saúde Euler Nogueira e Laís Sento-Sé da Vigilância em Saúde foram até Santa Maria da Vitória buscar as doses destinadas ao município. A vacinação já começa nessa quarta-feira (20/01), às 8 horas e foi dividida em quatro fases.

A primeira remessa da vacina será para profissionais em linha de frente à Covid, síndromes gripais e que atuam nas salas de vacinação, isso se deve a sugestão da Secretária do Estado que foi acatada. Com isso os idosos acima de 75 anos que pertencem a Fase 01 contudo serão vacinados na segunda remessa dessa fase.

Fase 01 será voltada para trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas em casas de permanência, como o abrigo dos pobres.

Fase 02 terá como público alvo idosos de 60 a 74 anos.

Fase 03 tem como foco pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e pessoas com obesidade.

Fase 04 será para profissionais da área de educação, pessoas com deficiência severa, primeiros socorristas, funcionários dos sistemas prisionais, trabalhadores de transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e pessoas privada de liberdade.

A vacinação ocorrerá em diferentes pontos do município. No CAPS III ocorrerá as primeiras vacinações de profissionais da saúde; a partir daí a vacinação ocorrerá de forma itinerante no Hospital Municipal Carmela Dutra, UPA, Centro de Covid.

Ainda nessa terça-feira (19/01) ocorrerá uma reunião com o governo do estado através da internet para definir se o quantitativo de vacinas disponibilizadas no primeiro momento será aplicado todas na primeira dose ou se terá que ser guardada para a segunda dose.

Também no período da tarde hoje os profissionais de saúde receberão treinamento e orientações para o ato da vacinação no município.

Ascom