Romaria 2023: Documentário “Lapa do Bom Jesus” será exibido a partir de hoje na TV Aparecida

0
GrupoSCosta-350x250px

Reportagem do Agência Sertão

Reprodução

Estreia nesta quinta-feira (3), às 20h, pela TV Aparecida, o documentário “Lapa do Bom Jesus”. A obra cinematográfica tem três episódios que também vão ao ar no sábado (5), às 20h, logo após a novena e, no domingo (6) às 15h, na íntegra, na sessão cine família.

“Lapa do Bom Jesus’’ é uma série documental com linguagem contemporânea, que apresenta a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, pela perspectiva das pessoas – nativos e forasteiros – que contribuem para o desenvolvimento local e o crescimento das peregrinações ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, ao longo dos seus 332 anos de romarias.

BahiaFArmShow-350x250px

Sob o olhar de cinco personagens, o trabalho, produzido pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa, em parceria com a TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM, é um convite a uma visita de contemplação pela história da cidade, as grutas, o Rio São Francisco, a culinária regional e as belezas naturais da Capital Baiana da Fé.

A apresentação da produção é feita pelo Padre William Betonio, Missionário Redentorista que atua na ordem do Bom Jesus da Lapa há mais de três anos. O religioso, além de falar da sua experiência no Santuário, da grandiosidade do Rio São Francisco, entrevista personagens, mostrar pontos turísticos que fazem parte do roteiro de passeios dos romeiros, e a culinária, como a receita da Moqueca de Surubim com Banana da Terra.

Entre os entrevistados está Sandra Célia, professora e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ela fala da tradição da família nas romarias da Lapa e como despertou a curiosidade em pesquisar a manifestação religiosa, de forma acadêmica, e sobre o significado do chapéu do romeiro.

Durante entrevista com o cantor e compositor Paulo Araújo, o documentário conta um pouco da história da Rio São Francisco, lendas das comunidades ribeirinhas e o seu sucesso nacional com a música – I-Margem, trilha sonora da novela da Globo Velho Chico.

Outro personagem que apresenta o mercado municipal e a culinária local é Salmem, peregrino e chefe de cozinha. Depois em sua casa, o mineiro conta sua história, seu amor pela cidade e ensina seu prato chefe – Moqueca de surubi com banana da terra.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvaf) também tem um papel importante na história de Bom Jesus da Lapa e é retratada no documento. O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, fala um pouco da trajetória da empresa, o reflexo na economia local e também a chegada de muitos moradores para a cidade, como é o caso da família de Salmem.

De acordo o Padre Willian, além de contar a história de Bom Jesus da Lapa por outro ângulo, o documentário valorização profissionais locais e coloca a cidade em visibilidade nacionalmente.

Além da exibição na TV Aparecida, a diretoria está em negociação para que o documentário seja transmitido por outras emissoras, entre ela, a Canção Nova. Confira o trailer.