Inscrições para o Colégio da Polícia Militar da Bahia começam na segunda-feira

0
GrupoSCosta-350x250px

Por Carol Carvalho/Fala Barreiras

Alunos Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro, antes da pandemia da Covid-19 — Foto: Edísia Santos/TV São Francisco

As inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Alunos para o Colégio da Polícia Militar da Bahia, referente ano letivo de 2021, vão começar em breve. O Edital da seleção já foi publicado no Diário Oficial do Estado e fornece todos os detalhes sobre como será realizada a seleção dos alunos.

Confira abaixo os principais pontos do Edital.

Distribuição de vagas para o Colégio da Polícia Militar da Bahia

De acordo com o Edital, há vagas para colégios localizados em Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras e Salvador.

Somente em Barreiras foram disponibilizadas 156 vagas, distribuídas entre os Ensinos Fundamental e Médio da seguinte forma:

Ensino Fundamental

  • 6º ano – 78 vagas, sendo que 50% são destinadas a filhos de civis e 50% para filhos de militares e servidores civis da PMBA, CBMBA e Secretaria da Educação.
  • 7º ano – 26 vagas, sendo que 50% são destinadas a filhos de civis e 50% para filhos de militares e servidores civis da PMBA, CBMBA e Secretaria da Educação.

Ensino Médio

  • 1º ano – 26 vagas, sendo que 50% são destinadas a filhos de civis e 50% para filhos de militares e servidores civis da PMBA, CBMBA e Secretaria da Educação.
  • 2º ano – 26 vagas, sendo que 50% são destinadas a filhos de civis e 50% para filhos de militares e servidores civis da PMBA, CBMBA e Secretaria da Educação.

Quem pode participar da seleção?

Para participar, o interessado deve atender os limites de idade exigidos no Edital, bem como comprovar que foi aprovado no último ano que cursou. Essa comprovação deve ser realizada durante a matrícula no Colégio da Polícia Militar da Bahia.

No caso do Colégio da Polícia Militar da Bahia localizado em Barreiras, os critérios de idade são os seguintes:

  • Para se candidatar a uma vaga no 6º ano do Ensino Fundamental, o interessado deve ter nascido entre 01/01/2009 e 31/12/2010.
  • Para se candidatar a uma vaga no 7º ano do Ensino Fundamental,

    o interessado deve ter nascido entre 01/01/2008 e 31/12/2009.

  • Para se candidatar a uma vaga no 1º ano do Ensino Médio, o interessado deve ter nascido entre 01/01/2005 e 31/12/2006.
  • Para se candidatar a uma vaga no 2º ano do Ensino Médio, o interessado deve ter nascido entre 01/01/2004 e 31/12/2005.

Como se inscrever?

As inscrições serão abertas a partir das 07 horas do dia 03 de maio de 2021 e serão finalizadas às 18 horas do dia 07 de maio de 2021. Essas inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através dos sites www.pm.ba.gov.br/cpm2021 e www.educacao.ba.gov.br.

Vale ressaltar que, após o candidato concluir sua inscrição no site, o sistema emitirá um comprovante de inscrição, que deve ser impresso pelo candidato.

Como será a seleção dos alunos para admissão no Colégio da Polícia Militar da Bahia?

A seleção ocorrerá por meio de Sorteio Eletrônico, que será realizado às 9h do dia 14 de maio de 2021.

Esse sorteio coordenado pela comissão nomeada pelo Comandante-Geral e contará com a presença de representantes da Secretaria da Educação do Estado e de outras repartições da Bahia. Vale ressaltar que o sorteio será transmitido ao vivo pelo Youtube.

lista dos sorteados e, portanto, dos aprovados no Processo Seletivo, será divulgada no final do sorteio nos sites www.pm.ba.gov.br/cpm2021 e www.educacao.ba.gov.br.

Para conferir na íntegra todas as informações do Edital, acesse o link abaixo.

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES N.º 001 – SEC/PM/2021