Região Oeste da Bahia registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Vista aérea da cidade de Barra/Fotos: Kel Dourado

A região Oeste da Bahia registrou o primeiro caso suspeito da“Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, segundo informou neste sábado(30) a Secretaria da Saúde do Estado. O caso, em Barra, é monitorado pela Sesab.

Não foi informado se o paciente mora no município,  e qual o estado de saúde do mesmo.

BahiaFArmShow-350x250px

Amostra do paciente foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial.

Também neste sábado, a Sesab informou que registrou os três primeiros casos da doença  no interior do estado. Salvador agora contabiliza nove casos.

Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 50 casos suspeitos da “Monkeypox”.

São notificações dos municípios de Amargosa (1), Aratuípe (1), Barra (1), Cairu (1), Camaçari (2), Canarana (1), Conceição do Coité (1), Conceição do Jacuípe (1), Cruz das Almas (1), Dias D’Ávila (1), Ibicaraí (2), Itaberaba (4), Itapebi (1), Itiruçi (1), Jaguaripe (1), Lauro de Freitas (1), Nazaré (1), Salvador (19), Santa Cruz Cabrália (4), Santo Antônio de Jesus (1), São Gonçalo dos Campos (1), São Miguel das Matas (1), Ubaíra (1) e Vitoria da Conquista (1).

O Monkeypox, como é conhecida a varíola dos macacos, é uma zoonose viral, ue se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença tem como sintomas febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.