Ruas da cidade de Ibotirama são invadidas por infestação de  “potós”; os besouros  tem causado incomodo em toda região

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Em discurso na tribuna do Senado, senador Walter Pinheiro (PT-BA).
Entrada do Colégio ACM em Serra Dourada.

A infestação de besouros conhecidos como potós tem incomodado moradores da cidade de Ibotirama e de várias cidade da região. A espécie chamada cientificamente de besouro bombardeiro pode provocar queimaduras caso libere líquidos na pele humana, além de causar forte odor.

Uma infestação do besouro, da família carabidae,  tomou conta das ruas da cidade, e  a  prefeitura de Ibotirama foi obrigado a divulgar  uma  nota nesta quarta-feira (7), comunicando que a concentração de insetos nas ruas foi causada por um desequilíbrio ambiental, aliado à deficiência de predadores naturais na cadeia biológica dos insetos.

IMAGEM_NOTICIA_5
Ibotirama/Foto: Gazeta5
BahiaFArmShow-350x250px

Ainda conforme a prefeitura, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente mantiveram contatos com os órgãos competentes e foram orientados a não fazer dedetização, já que a prática é proibida em casos como este, principalmente em áreas urbanas.

A prefeitura afirmou também que as larvas dos insetos são praticamente inofensivas e não causam problemas de saúde. No entanto, alertou que o líquido liberado pelos besouros quando pressionados contra uma superfície pode provocar queimaduras leves.

A administração do município afirmou que mantém os serviços normais também falou que os serviços normais de limpeza, nos cuidados com o lixo e na limpeza dos terrenos baldios, para diminuir a infestação.

Na região diversas pessoas já sofreram ferimentos leves. A incidência dos bichos acontece nas residências, comércios, praças, escolas e hospitais.

Sem título
Escola da Agrovila 15, em Serra do Ramalho.

De acordo especialistas, os potós são larvas subterrâneas que são atraídas para a superfície quando o clima está quente e úmido. Onde eles encontram condições ideais para se reproduzirem, e isso acaba estimulando este surto populacional, que ocupa espaços inclusive nos ambientes urbanos.

Vídeo gravado por estudante em Serra Dourada.