Com investimento de 4,2 milhões, obra da nova praça que homenageará os Romeiros   é iniciada em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Projeto da Nova Praça principal de Bom Jesus da Lapa, que será construída no local da Praça da Antiga Prefeitura/Foto: Divulgação.

Começou nesta semana o isolamento da praça principal de Bom Jesus da Lapa,  para início da obra de  construção da nova Praça da cidade que homenageará os romeiros. O prazo de conclusão dos trabalhos estão previstos para o final de agosto de 2020 e vai custar R$ 4,2 milhões.

Anunciada como uma das maiores ações  do prefeito Eures Ribeiro, com  a proposta  de  melhorar a romaria de Bom Jesus da Lapa,  a obra começou a sair do papel após encerramento do projeto licitatório, realizado no início de fevereiro, como também da obra da Praça do Largo da Esplanada, que faz parte da requalificação do entorno do Santuário do Bom Jesus.  “As obras se tornarão marco na cidade, com conceito novos e peças únicas até mesmo no país, serão feitas duas praças, uma será a Praça Principal da Cidade (Praça do Romeiro), além de melhorar a infraestrutura da cidade e modernizar o ambiente urbano, será mais um ponto turístico de visitação para os romeiros da Capital Baiana da Fé”, destaca.

Projeto Praça do Largo da Esplanada, que faz parte de requalificação do entorno do Santuário do Bom Jesus da Lapa/Foto: Divulgação 

“Já a segunda e também importante será a Praça do Largo da Esplanada. Essa faz parte da requalificação entorno do Santuário do Bom Jesus, por se tratar de uma área que é bastante movimentada e por ser num local que dá direto no grande ponto turístico do município”..

A  previsão  da prefeitura é que as obras seja concluídas já no mês de agosto desse ano, época de maior movimento das romarias, onde romeiros e população poderão desfrutar das novas instalações.

CARACTERÍSTICAS

De acordo a assessoria de comunicação da prefeitura, para  o projeto ser feito o prefeito Eures Ribeiro, em viajem ao Rio de Janeiro, precisou  conversar com um arquiteto francês para entender conceitos artísticos, arquitetônicos e trazer algo que fosse inovador para a cidade e região.

Projeto da Nova Praça principal/Foto: Divulgação

“A Praça do Romeiro tem inspiração no estilo romano, com arcos característica marcante adota por romana, além disso há inspiração também de como são as praças da Itália, mais especificamente as praças de Roma, capital italiana, uma das cidades mais visitadas do planeta”.

Projeto da Nova Praça principal/Foto: Divulgação

“Umas das representações da Praça é O TEMPO, por isso o arcos, com quatro áreas (uma em cada canto) marcando as estações do ano, todas elas rementem ao relógio da vida, no meio da praça (do tempo) e portanto entre as quatro estações terá a chegada do monge Francisco de Mendonça Mar, junto a uma fonte de mármore, algo bem característico das praças de Roma, com material e acabamento de primeiro mundo”.

“O chão terá mármore azul, com granizo azul dando detalhes, material de refino, vindo da Europa para compor a praça, outras peças de suma importância são os leões, esses que ao total serão 20, representando os guardiões não só da praça, mas também de toda cidade”.