Prefeitura de Bom Jesus da Lapa emite nota de esclarecimento para contestar caso positivo da Covid-19 divulgado pela SESAB

0
LojaoCosta-350x250px

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa emitiu nesta quarta-feira(15), uma  nota de esclarecimento contestando o 1º caso positivo de Coronavírus no município, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no Boletim Epidemiológico dessa terça-feira(14).

Confira a Nota de Esclarecimento na integra:

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, após realizar investigação vem a público esclarecer a população acerca do 1º caso registrado de COVID-19 no Município de Bom Jesus da Lapa. O boletim diário municipal apresentou dados com nenhum caso confirmado, mas o folhetim da SESAB contou um caso na cidade.

LojaoCosta-350x250px

Uma pessoa proveniente do município de Bom Jesus da Lapa realmente testou positivo para o Coronavírus, contudo já faz aproximadamente um mês que saiu da cidade. Então, essa pessoa que está com Coronavírus não se encontra no município, ela está em Salvador, e lá acabou sendo contaminada pelo vírus, portanto os dados do município também estão corretos.

Ocorreu que a paciente está internada em Salvador há cerca de um mês em decorrência de outro problema médico; tendo o registro de transferência no Hospital Carmela Dutra para o Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce), segunda irmã da paciente durante a sua internação em Salvador havia pessoas com suspeita de COVID-19.

Como ela reside em Bom Jesus da Lapa a SESAB contabilizou o caso no município, mas como a detecção ocorreu um longo período dias após essa pessoa estar internada em Salvador deduz-se que a contaminação por Coronavírus ocorreu fora município. A história da contaminação da paciente é endossada pela irmã da mesma que a acompanha.

A paciente foi transferida para o Hospital Ernesto Simões, referência para casos de COVID-19. A Vigilância entrará em contato com o hospital para acompanhar o estado da paciente, por residir em nosso município temos a responsabilidade de acompanhar e prestar apoio aos familiares.

Temos consciência da responsabilidade com os dados informados e que em nenhum momento podemos esconder as informações da população, pois sabemos do nosso compromisso e responsabilidade do nosso trabalho de Vigilância em Saúde.

Agradecemos ao apoio do Diretor do Hospital Carmela Dutra, Euler, que nos ajudou na investigação, a irmã da paciente que nos atendeu e esclareceu tudo que precisávamos, ao Prefeito e ao Secretário de Saúde por acreditar no nosso trabalho.

A Vigilância esclarece a população que até o momento NÃO temos ainda nenhum caso confirmado dentro do município, nem dos pacientes suspeitos que realizamos coleta. Mas, sim, uma cidadã lapense foi notificada com Coronavírus, e por critérios da residência dela ser aqui em Bom Jesus da Lapa o caso será contabilizado para a cidade, mas ela não se encontra na cidade e saiu do município sem sinais ou sintomas de que estava com contaminação.

Atenciosamente

 Marcelio Magno Magalhães da Silva  

Secretário Municipal de Saúde

Laís Sento-Sé Magalhaes Pimentel Correia

Diretora da Vigilância em Saúde

Em relação ao registro, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) retirou nesta quarta-feira(15) a confirmação do  caso de coronavírus(Covid-19) no município de Bom Jesus da Lapa, que havia sido divulgado no Boletim Epidemiológico da última terça-feira(14). O caso foi contabilizado para estatística de Salvador.