Secretaria de Meio Ambiente e pescadores discutem o período da piracema em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: divulgação

A piracema, período em que os peixes nadam contra a correnteza do rio para fazer a desova, começou nesse mês novembro e vai até fevereiro de 2021. Por isso, nesta terça-feira (23), a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, través da Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMEIA)  se reuniu com pescadores para explicar o que pode e o que não pode durante esses três meses.

Além dos pescadores,  estiveram presentes o prefeito Fábio Nunes, o secretário de meio ambiente Lúcio Flávio, representante da Aeronáutica e o assessor jurídico do município Dr. Gildásio Jr. Na reunião foi falado das  ações que podem ocorrer no município para que see cumpra o período de Defeso.

BahiaFArmShow-350x250px

O secretário Dr. Lúcio comunicou sobre a busca de parceria com Aeronáutica, Ibama e Marinha para melhor ajustar as ações no município.

O prefeito Fábio Nunes informou que buscará fazer uma nova reunião com representantes das colônias de pescadores e autoridades para que os ajustes fossem comunicados e para que mais pessoas possam participar.

A expectativa é que ainda essa semana novas medidas sejam informadas e discutidas em uma reunião maior e com mais participantes assim ajudando a preservar a vida no Rio São Francisco.

O DEFESO é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.

A piracema é um período natural de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas. O período de restrição de pesca serve para garantir ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.